Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Grupo CEV
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
  • Campanha Pró Piauí
  • SESAPI Dengue
  • ITTNet
  • Secretaria Estadual de Saúde
Postada em 28/05/2020 ás 18h14 - atualizada em 28/05/2020 ás 19h30

Sextou em Casa: Unimed apoia iniciativa que ajuda a melhorar o bem-estar das pessoas

A empresa é uma das parceiras do Sextou em Casa, que leva entretenimento e solidariedade à sua casa.

As lives shows solidárias do Sextou em Casa seguem a todo vapor com o objetivo de levar entretenimento à sua casa, e também arrecadar doações para instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc no Piauí. Entre os nossos parceiros está a Unimed Teresina, que durante a pandemia está realizando ações para levar saúde e bem estar aos seus clientes e público em geral.

Unidade Unimed Teresina do bairro Ilhotas. Foto: Assessoria Unimed Teresina.
Unidade Unimed Teresina do bairro Ilhotas. Foto: Assessoria Unimed Teresina.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Teresina, além da Live Solidária, que ameniza a ansiedade da população levando cultura e solidariedade até as casas das pessoas, a empresa está oferecendo, por meio de suas redes sociais, conteúdos exclusivos com especialistas e dicas de higiene e prevenção da COVID-19. Esses conteúdos abordam o uso da máscara caseira, da correta higienização dos alimentos, como se manter saudável durante o isolamento com uma dieta equilibrada, além do quadro “Minha Saúde” com dicas de saúde exibido em um programa de televisão local e nas redes sociais da Unimed Teresina. 

Para a Unimed Teresina, apoiar um projeto como o Sextou em Casa, no momento que estamos vivendo, é ajudar as pessoas a se engajarem na prevenção à COVID-19, ficando em casa para prestigiarem artistas locais, que também merecem o nosso apoio no contexto sociocultural da nossa cidade. “Além disso, poder ajudar um projeto como o Mesa Brasil Sesc, que vai levar itens necessários para o bem-estar de muitas pessoas, tem tudo a ver com uma instituição como a nossa, que preza pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, destaca a empresa.

“Quando falamos em desenvolver a saúde das pessoas, não podemos falar em dar assistência a elas apenas quando adoecerem. Muito além disso: é preocupar-se com o bem-estar delas muito antes que isso aconteça. Como plano de saúde, temos muitas ações de Medicina Preventiva, é claro, mas não é só isso”. 

Medidas contra a Covid-19

Para garantir que os beneficiários tenham um atendimento seguro e de qualidade, por conta da pandemia da COVID-19, o Sistema Unimed Teresina providenciou várias alterações na estrutura física e fluxo de atendimento das nossas unidades próprias. O Hospital Unimed Primavera e o Pronto Atendimento Infantil da Unimed passaram por reforma na estrutura física para separar o atendimento de pacientes com quadros gripais dos com quadros não gripais.

Foram criados dois fluxos, em ambientes separados, para evitar contaminação, desde a porta de entrada até a internação, seguindo normas internacionais para a segurança do paciente. Além disso, foram reservados leitos de internação exclusivos para pacientes com suspeita de COVID-19. Novos leitos de UTI foram instalados, e mais equipamentos de proteção individual foram adquiridos, além da contratação de mais profissionais de saúde para reforçar o atendimento.  

Outra medida importante foi a transferência do atendimento pediátrico do HUP para a Unidade Ilhotas. No Ilhotas, foram feitas as mesmas adequações do espaço físico do HUP. Duas portas de entrada para separar as crianças com sintomas de quadro gripais das com quadro não gripais. Conseguimos dar ainda mais segurança para os pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. 

Funcionários da Unimed Teresina com Equipamentos de Proteção Individual. Foto: Assessoria Unimed Teresina.
Funcionários da Unimed Teresina com Equipamentos de Proteção Individual. Foto: Assessoria Unimed Teresina.

Com relação às medidas sanitárias para proteção dos colaboradores, foram adotadas as medidas de distanciamento mínimo entre as pessoas, o uso obrigatório da máscara, uma rotina rígida de higienização dos ambientes e adoção do home office para todos os colaboradores que podem desempenhar sua função de casa.  A empresa disponibilizou atendimento psicológico para os profissionais da linha de frente nos hospitais e intensificou a atuação do médico do trabalho e outros profissionais de apoio com disponibilidade de atendimento presencial e online a todos os colaboradores.

Orientação aos pacientes: Quando você deve procurar atendimento médico?

No princípio da pandemia, as orientações dos órgãos reguladores como Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde eram de a pessoa só procurar o hospital se desenvolvesse sintomas graves da COVID-19, como a dificuldade de respirar. Entretanto, algumas pesquisas já apontam que quanto mais cedo o paciente for tratado menores são as chances de complicação da doença. Portanto, a recomendação dos infectologistas da Unimed, é que a pessoa deve procurar atendimento médico após 48h ou 72h que apresentar os primeiros sintomas. Com isso, se consegue iniciar o tratamento na fase inicial da doença e minimizar os riscos do paciente desenvolver a forma mais grave da COVID-19, necessitando assim de internação em Unidade de Terapia Intensiva.

Até o momento, estudos comprovam que o isolamento social ainda é a melhor medida para achatar a curva de contágio. Quanto maior for o índice de isolamento, menos registros de contágios e menos pessoas irão precisar de atendimentos de urgência e leitos de internação ao mesmo tempo. 

A Unimed Teresina tem se esforçado continuamente para ampliar leitos disponíveis para internação, tanto nos postos de enfermagem como nas UTIs, aplicando reformas nas suas unidades próprias (HUP e Pronto Atendimento Infantil no Ilhotas), além de contar com a rede credenciada. Com todos esses investimentos, ainda assim, ficar em casa é muito importante para evitar que todos necessitem de atendimento ao mesmo tempo.

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 18:23

31º

Min 24º Max 33º

Alguma nebulosidade

59% 7 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium