Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 15/06/2020 ás 21h34

As impressionantes instalações do artista argentino Leandro Erlich

Ele explora a participação do público nas obras e cria efeitos de ilusão de ótica
As impressionantes instalações do artista argentino Leandro Erlich
O artista Leandro Erlich (Foto: Sección Ciudad)

Salut! Como estão? Semana passada, falamos sobre o grande artista de instalações Christo, um dos maiores da História. Hoje, quero continuar esse papo sobre instalações, trazendo um artista contemporâneo latino americano que impressiona o mundo com esse tipo de arte! Leandro Erlich é argentino, natural de Buenos Aires e trabalha com escultura, instalação e fotografia.

instalação-erlich
Sous Le Ciel Le Bon Marché (Foto: Reprodução)

As instalações de Erlich transformam espaços e geram ilusões de ótica. Além disso, elas levam o espectador para dentro das obras, como uma imersão na pintura. É aquele tipo de arte gigante que nos choca quando vemos e ficamos nos perguntando “como ele fez isso?”.  Um dos seus trabalhos mais famosos nesse estilo é Swimming Pool, que foi exibida no MoMA, em New York, em 2008.

A instalação consiste em um local com paredes azuis, como em uma piscina, onde os espectadores podem entrar e ter a impressão de estarem no fundo de uma piscina. Na parte de cima, há uma camada de 10 centímetros de água, que dá a impressão de estar imerso na água, a quem está dentro da sala. O mais interessante é que essa “piscina” também pode ser vista por quem olha de cima, em outra parte do museu. Assim, é possível observar de fora, quem está na sala abaixo da camada de água. O resultado é essa incrível obra da foto:

piscina-erlich
A piscina criada por Herlich (Foto: Reprodução)

Outro trabalho que ficou bastante conhecido foi a instalação “Dalston House”, criada como parte do London Festival of Architecture 2013. Erlich utilizou um espelho enorme colocado em 45 graus na frente de um painel realista de uma casa. No painel, as pessoas podiam se posicionar de forma que, no espelho, parecesse que estavam escalando a casa ou penduradas nas janelas, por exemplo. Muito legal!

dalston-house-1
Instalação Dalston House, em 2013 (Foto: Reprodução)
dalston-house-herlich
Veja como funciona essa instalação (Foto: Reprodução)

Leandro Erlich fez parte de um programa de residência artística em Houston, nos EUA, em 1998. Depois, mudou-se para New York em 2001, onde fez sua primeira exibição em uma galeria comercial. Um dos grandes feitos do artista foi ter representado a Argentina na famosa Bienal de Veneza, em 2001 e também teve trabalhos lá, em 2005.

Ao longo de sua carreira, Erlich participou de exposições coletivas por todo o mundo. Também tem uma longa lista de mostras individuais, incluindo uma no Brasil, em 2009, e em alguns dos maiores museus do mundo. Está ainda no acervo de espaços como o centro Georges Pompidou, em Paris e o museu Tate Modern, em Londres. Já conheciam esse artista? Dêem uma pesquisada no trabalho dele para ver outras muitas instalações incríveis!

Ainda não podemos sair de casa e nos encontramos na galeria, mas você pode conferir as obras da nossa atual exposição ArrAMARES e compra-las sem sair de casa, entregamos para você! Clique aqui.

Comentários
Cultura
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 19h44
25°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp