Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 24/07/2020 ás 16h04 - atualizada em 26/07/2020 ás 21h30

Vigilância Sanitária orienta sobre protocolo com reabertura de novas atividades em Teresina

Celebrações religiosas, atividades físicas ao ar livre, comércio de itens não essenciais e serviços administrativos são alguns dos setores que reabrem nesta etapa.
Vigilância Sanitária orienta sobre protocolo com reabertura de novas atividades em Teresina
Igrejas fazem parte desta etapa de reabertura. Foto: Reprodução.

Para garantir a segurança no processo de reabertura de novas atividades a partir próxima segunda-feira, 27, a Vigilância Sanitária do município elaborou, em parceria com o Estado e União, protocolos de acordo com a necessidade de cada setor, com orientações para o exercício de suas atividades de forma a evitar a transmissão do novo coronavírus. Celebrações religiosas, atividades físicas ao ar livre, comércio de itens não essenciais e serviços administrativos são alguns dos setores que reabrem nesta etapa.

A Vigilância Sanitária reforça ainda que, apesar da reabertura, as pessoas devem priorizar os serviços online e de delivery, evitando sair de casa para casos que não sejam de extrema necessidade. “Ainda não chegou o momento de ir à rua simplesmente para passear. Evitar aglomerações é um dos pontos estratégicos que todos devem adotar para combater o perigo de se contaminar com Covid”, alerta a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba. “Essa retomada só terá sucesso se todos os envolvidos se comprometerem a seguir as regras determinadas nos protocolos. Se todos estivermos comprometidos, a nossa retomada será segura”.

O protocolo também orienta para mudanças na organização das jornadas de trabalho. “Pessoas dos grupos de risco devem continuar em casa realizando home office; os horários de trabalho e de almoços ou lanches devem ser flexibilizados para reduzir a proximidade entre os trabalhadores; reuniões devem ser feitas de preferência por videoconferência e deve ser realizado um trabalho de orientação sobre a Covid-19, tanto de trabalhadores como clientes”, reforça Jeanyne.

No caso do comércio varejista, por exemplo, o protocolo orienta que as empresas devem dar preferência às vendas online, por delivery ou drive thru. Devem-se evitar aglomerações, com manutenção da distância mínima entre clientes e evitando sua longa permanência nos estabelecimentos. O contato entre funcionário e cliente deve ser reduzido, com a instalação de barreiras e fitas de isolamento em frente aos balcões. As superfícies devem ser higienizadas constantemente, bem como os depósitos de mercadorias; e os clientes devem ser orientados a manipular o mínimo possível os produtos a serem adquiridos.

O protocolo das atividades religiosas procura contemplar as rotinas específicas das principais religiões praticadas na capital e adaptar às medidas de segurança. Nestes locais, deve haver redução de participantes a 30% da lotação máxima, uso obrigatório de máscara por fiéis, celebrantes e coros ou músicos. Deve ser garantido o distanciamento de dois metros entre as pessoas, com marcação e bloqueio de cadeiras se necessário. Se possível, deve ser dada preferência a atividades ao ar livre, assim como a manutenção das transmissões online. Crianças de até 12 anos não devem participar, assim como pessoas dos grupos de risco. As instituições foram orientadas ainda a manter pias e álcool em gel 70% disponíveis para a população, além de formar grupos encarregados de disseminar as informações entre os frequentadores.

Já as atividades ao ar livre só devem ocorrer de forma individual, respeitando o distanciamento. As pessoas devem correr ou caminhar respeitando o distanciamento de 2 metros, evitar compartilhar objetos ou tocar as mãos diretamente no solo, além de sempre usar máscara e manter os cabelos presos. No ciclismo, deve ser mantida uma distância de 20 metros entre cada praticante.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS ressalta que os demais setores desta primeira etapa da fase 2 devem seguir o protocolo geral, elaborado pelos órgãos municipal, estadual e União. “As empresas devem reforçar as medidas de higienização, colocação de pias para lavagem das mãos, disponibilizando álcool 70% e mantendo a ventilação do local para que haja circulação de ar. Além disso, o uso correto da máscara deve ser constante, com trocas sempre que ela estiver úmida”, explica Jeanyne.

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 00h11
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
31°

Sensação

15 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp