Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/10/2020 ás 12h42

Queda nas doações de sangue prejudicam cirurgias eletivas no Piauí

O Hospital de Urgência de Teresina precisou suspender procedimentos cirúrgicos pela falta de doações.
Queda nas doações de sangue prejudicam cirurgias eletivas no Piauí
Foto: Divulgação

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou nos últimos dias uma queda nas doações de sangue, o que ocasionou problemas na realização de cirurgias no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Segundo o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, o Hospital está há quase um mês com estoque de sangue baixo, o estado é tão crítico que até mesmo cirurgias eletivas tiveram de ser remarcadas por conta da ausência de bolsas de sangue.

“O HUT está há quase trinta dias com o estoque de sangue bastante reduzido, infelizmente no final de semana algumas cirurgias foram  canceladas por falta de estoque.”, explicou o diretor.

O Hospital de Urgência de Teresina é porta de entrada de diversos traumas, que em algumas vezes precisam ser corrigidos na sala de cirurgia. “Em algumas situações de risco de vida, o paciente é obrigado a entrar direto pro centro cirúrgico, e há necessidade de termos sangue disponível para que esse paciente recebê-lo e possa ter alguma possibilidade de recuperação.” afirma o diretor geral.

O diretor do HEMOPI, Jurandir Filho, explicou que a redução do número de doações acontece desde o início da pandemia, e a retomada das cirurgias eletivas dificultou a reposição rápida do estoque de sangue.

“Tivemos uma redução significativa no número de doadores de sangue, desde março, uma redução em torno de 50%. Nós tivemos então uma dificuldade para atender a toda a demanda hospitalar do estado, principalmente de agosto para cá que nós tivemos a retomada das cirurgias eletivas, das consultas ambulatoriais e dos serviços hospitalares.”, declaro o diretor.

Ele reforça a necessidade de mais pessoas se sensibilizarem com a causa e irem até o posto de doação mais próximo. “Nós temos que nos sensibilizar e ajudar realmente ao próximo, são gestos como esses de cidadania, de altruísmo, de empatia ao próximo que faz com que a gente continue a prestar esses relevantes serviços à população aqui do Piauí que é levar o sangue a vida de todos que dele precisam.”

 

Como doar? 

É preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável (sem sintomas de gripe ou resfriado), bem alimentado e descansado. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação ou fumado 2 horas antes.

O doador precisa apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. Menores entre 16 e 18 anos incompletos podem doar sangue, mas somente com autorização dos responsáveis.

Caso queira, o doador também pode agendar a doação em uma das quatro unidades do Hemopi:

Teresina: (86) 98894 6614

Parnaíba: (86) 9 8894 7159

Picos: (89) 9 8801 1717

Floriano: (89) 9 8801 1984

Comentários
Saúde
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 22h01
31°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
34°

Sensação

11 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp