Criança recebe vacina contra o HPV ao invés de vacina contra a gripe em Posto de Saúde de Teresina
Felizmente, criança de 4 anos não deverá apresentar reações adversas pelo erro do profissional de Saúde.Um caso de 'erro grave de um profissiona de saúde' foi registrado na Unidade Básica de Saúde UBS) do bairro Vila da Paz, da zona Sul de Teresina. No local, no último dia 23 de abril uma criança de 4 anos de idade foi com a mãe até a UBS para tomar a vacina contra a gripe H1N1, mas acabou recebendo foi a vacina contra o HPV.
Felizmente, apesar do erro, a criança não teve reações adversas, mas continua sendo monitorado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina.
Em nota, a Fundação diz:
"A Fundação municipal de Saúde informa que o caso acontecido com a criança que recebeu a vacina de HPV no lugar de gripe por falha humana já está sendo apurado para que sejam tomadas as devidas providências. A Diretoria de Vigilância em Saúde está monitorando a criança e informa que ela não sofrerá nenhum prejuízo, pois não há nenhum registro na literatura médica de reações adversas à vacina em casos como este".
Campanha H1N1
A Campanha Nacional contra a Influenza começou no último dia 23 de abril em todo país e segue até o dia 1º de junho. Podem se vacinar as pessoas do grupo de risco. (veja aqui!)
Vacinação HPV
Em 2017, o Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente para proteção contra o víruos do HPV de baixo risco e de alto risco. O público alvo dessa campanha de vacinação são crianças e adolescentes, sendo que para meninas a faixa etária é de 9 a 14 anos, já para os meninos a faixa etária que deve se vacinar é de 11 a 14 anos.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina