Dor nas costas e Homme Office: má postura é o principal vilão
Dores na região cervical, dorsal e membros superiores são alguns dos sintomas que precisam de atenção.Desde março deste ano muitos lares se tornaram um novo ambiente de trabalho. A pandemia da Covid-19 obrigou muitos trabalhadores e estudantes, a se adaptarem a rotina de trabalhar e estudar em casa.
Se por um lado o Homme Office trouxe mais praticidade e proximidade com a família, por outro ele também foi responsável pelo surgimento de novos problemas. Com a necessidade de rápida adaptação, como mesa e cadeira adequadas, não foi possível que todos conseguissem moldar um ambiente que não trouxesse problemas, e quem sente o primeiro impacto dessa nova, mas já conhecida rotina, é a coluna.
A má postura e a falta de adaptação do ambiente contribuem para o surgimento de dores nessa região como explica a médica ortopedista, Sara Portela. “Os pacientes que usavam no trabalho computador desktop conseguiam ter uma determinada ergonomia. A partir do momento que vão trabalhar em casa, a maioria passa a usar um notebook. A tela acaba ficando numa posição mais baixa e isso leva a uma mudança na postura, especialmente da coluna cervical e dos membros superiores”.
Para quem se divide entre estágio e aulas online a rotina fica ainda mais extenuante. Para o estudante de Jornalismo, Marcus Vinicius, as dores têm sido companheiras na rotina de trabalhar e estudar em casa. “Eu sinto muitas dores nas costas, por causa da minha postura. A cadeira que eu uso não é apropriada para passar o dia nela, e eu tenho que usar ela o dia todo. De manhã, eu tenho que trabalhar, aí termino, passa um tempo e já tenho que voltar de novo para assistir aula.”
Para evitar o surgimento de, ou até mesmo diminuir, dores e problemas na coluna é preciso seguir algumas recomendações como: Ter atenção à posição da tela do notebook, tentando elevá-la um pouco para que fique mais ao nível da linha do horizonte; fazer uma pausa (levantar, caminhar), alongamentos. São pequenas mudanças que aliviam e ajudam a diminuir as dores.
O estudante conta que com o aumento das dores fez pequenas mudanças para amenizar e evitar o surgimento de novos problemas. “Levantar para andar e ajeitar as costas, esticar as pernas para não passar o dia inteiro sentado, fazendo uma caminhada leve pelo quarto. E o que eu mais tenho feito é tentar ficar atento a minha postura.”, afirma ele.
A ortopedista destaca que a prática de atividades físicas é também uma maneira de se adquirir uma boa postura “A musculatura dorsal e lombar, estando bem condicionadas, naturalmente o paciente já vai adotar uma boa postura. A pessoa adquire a consciência corporal, que é uma característica que auxilia de forma importante”, salienta.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina