Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/11/2020 ás 12h05 - atualizada em 23/11/2020 ás 12h13

Dor nas costas e Homme Office: má postura é o principal vilão

Dores na região cervical, dorsal e membros superiores são alguns dos sintomas que precisam de atenção.

Desde março deste ano muitos lares se tornaram um novo ambiente de trabalho. A pandemia da Covid-19 obrigou muitos trabalhadores e estudantes, a se adaptarem a rotina de trabalhar e estudar em casa.

Se por um lado o Homme Office trouxe mais praticidade e proximidade com a família, por outro ele também foi responsável pelo surgimento de novos problemas. Com a necessidade de rápida adaptação, como mesa e cadeira adequadas, não foi possível que todos conseguissem moldar um ambiente que não trouxesse problemas, e quem sente o primeiro impacto dessa nova, mas já conhecida rotina, é a coluna.

A má postura e a falta de adaptação do ambiente contribuem para o surgimento de dores nessa região como explica a médica ortopedista, Sara Portela. “Os pacientes que usavam no trabalho computador desktop conseguiam ter uma determinada ergonomia. A partir do momento que vão trabalhar em casa, a maioria passa a usar um notebook. A tela acaba ficando numa posição mais baixa e isso leva a uma mudança na postura, especialmente da coluna cervical e dos membros superiores”.

Para quem se divide entre estágio e aulas online a rotina fica ainda mais extenuante. Para o estudante de Jornalismo, Marcus Vinicius, as dores têm sido companheiras na rotina de trabalhar e estudar em casa. “Eu sinto muitas dores nas costas, por causa da minha postura. A cadeira que eu uso não é apropriada para passar o dia nela, e eu tenho que usar ela o dia todo. De manhã, eu tenho que trabalhar, aí termino, passa um tempo e já tenho que voltar de novo para assistir aula.”

Para evitar o surgimento de, ou até mesmo diminuir, dores e problemas na coluna é preciso seguir algumas recomendações como: Ter atenção à posição da tela do notebook, tentando elevá-la um pouco para que fique mais ao nível da linha do horizonte; fazer uma pausa (levantar, caminhar), alongamentos. São pequenas mudanças que aliviam e ajudam a diminuir as dores.

O estudante conta que com o aumento das dores fez pequenas mudanças para amenizar e evitar o surgimento de novos problemas. “Levantar para andar e ajeitar as costas, esticar as pernas para não passar o dia inteiro sentado, fazendo uma caminhada leve pelo quarto. E o que eu mais tenho feito é tentar ficar atento a minha postura.”, afirma ele.  

A ortopedista destaca que a prática de atividades físicas é também uma maneira de se adquirir uma boa postura “A musculatura dorsal e lombar, estando bem condicionadas, naturalmente o paciente já vai adotar uma boa postura. A pessoa adquire a consciência corporal, que é uma característica que auxilia de forma importante”, salienta.

Comentários
Saúde
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 17h37
30°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
33°

Sensação

11 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp