Desenvolvido pela UFPI, projeto de telessaúde está em seis hospitais no Piauí
O projeto piloto foi implementado no Hospital de Campanha Estadual e atualmente se encontra nos hospitais de Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.A Tele UTI Covid, do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve projeto piloto no Hospital de Campanha Estadual (HCE) e atualmente se encontra em seis hospitais no Piauí. O mesmo faz parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí para o HCE.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFPI e pesquisador do Projeto PDI, Prof. Dr. Victor Campelo, o console é um sistema com um tablet montado em um pedestal móvel que permite o acompanhamento remoto de um médico do projeto. Assim, os profissionais têm condições de discutir o caso e decidirem qual é a melhor conduta para cada caso.
“Após o encerramento do HCE, os consoles foram destinados ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Além disso, colocamos o projeto em mais cinco hospitais. Então, temos seis hospitais com o projeto, nas cidades de Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano”, disse o Prof. Dr. Victor Campelo.
Os consoles são uma doação do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) para dar suporte aos médicos que atuam nos leitos de terapia intensiva e estabilização no combate a Covid. Os pesquisadores também possuem o plano de que a telessaúde possa se estender a UTI geral.
“O projeto começou com o enfrentamento da Covid, dando o suporte aos leitos de terapia intensiva e estabilização dos hospitais que tiveram que receber e habilitar, muitas vezes de forma urgente, os leitos de apoio ao Covid. O projeto deve continuar, inclusive estamos no Ministério da Saúde com um projeto de aditivo ao projeto inicial para mantermos como Tele UTI Geral. A Secretária de Saúde fechou junto com o planejamento estratégico do Estado, que o apoio do Tele UTI vai ser o suporte principal das UTIs, na qual o Estado pretende manter habilitado como UTIs gerais após o enfrentamento da Covid”, explicou.
O Núcleo de Telessaúde do HU também irá realizar em 2021 um projeto de ensino e capacitação para os profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Estado, envolvendo os colaboradores do corpo clínico e administrativo.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina