Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 11/01/2021 ás 11h45

Fique atento: lesões do manguito rotador podem levar à artrose do ombro quando não tratadas

Especialista destaca que por serem lesões e queixas diferentes, o modo de tratamento se adequa a cada paciente

Mais de 20% da população adulta e 50% da população com mais de 80 anos são acometidas por lesões do manguito rotador, que é um conjunto de tendões do ombro que proporcionam uma ampla movimentação dessa articulação. Além disso, influenciam na boa saúde uma vez que garantem a realização de atividades diárias: se vestir, lavar os cabelos e a prática de esportes, por exemplo. O problema atinge diversas faixas etárias, homens, mulheres e pode levar à artrose do ombro se não tratadas.

Segundo a ortopedista e especialista em ombro, Dra. Sara Portela (CRM-PI 4944), dores decorrentes das tendinopatias e lesões do manguito rotador surgem no ombro e podem irradiar pela face lateral do braço até o cotovelo, na maioria das vezes pioram à noite ao deitar e ao fazer movimentos de abertura lateral do braço.  Portanto, a recomendação é sempre buscar atendimento especializado nesses casos.

Foto: Arquivo Pessoal/Ascom

No atendimento é feito exame físico em que se busca identificar bursite e tendinopatias, além de ser possível colocar como ponto de observação a lesão do manguito rotador, especialmente se o paciente apresenta diminuição da força nas manobras. Radiografias do ombro, ultrassonografia e ressonância magnética também são importantes.

Por serem lesões e queixas diferentes, a especialista ressalta que o modo de tratamento se adequa a cada paciente. Lesões parciais (que não acometem toda a espessura do tendão) podem ser tratadas conservadoramente com fisioterapias. “Já as lesões completas e lesões parciais que não melhoraram com o tratamento fisioterápico pode se indicar o reparo através da artroscopia de ombro”, explica a Dra. Sara.

Diagnosticar e tratar essas lesões na fase inicial coíbe o avanço da mesma e consequente desgaste da articulação, que pode levar à artrose do ombro quando negligenciado o tratamento.

Comentários
Saúde
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 14h47
33°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 18°
33°

Sensação

15 km/h

Vento

39%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp