Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 12/04/2021 ás 10h43
Fonte: Congresso em Foco

Bolsonaro sugere impeachment de ministros e tenta se blindar da CPI da Covid

O presidente também pediu a Kajuru que pressione o Supremo a abrir processo de impeachment contra ministros da corte.
Bolsonaro sugere impeachment de ministros e tenta se blindar da CPI da Covid
Foto: Reprodução

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) revelou neste domingo (11) uma conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro a respeito da CPI da Covid. Em um diálogo de cerca de seis minutos, Bolsonaro reclamou que o escopo da CPI será apenas de investigação contra o governo federal e cobrou que governadores e prefeitos sejam chamados para prestar satisfações.

O presidente também pediu a Kajuru que pressione o Supremo a abrir processo de impeachment contra ministros da corte, sugerindo que, assim, o tribunal poderá recuar da decisão de determinar ao presidente do Senado a instalação da CPI.

"Você tem de fazer do limão uma limonada. Tem de peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment (de ministros) também", disse o presidente ao senador. "Sabe o que eu acho que vai acontecer, eles vão recuperar tudo. Não tem CPI... não tem investigação de ninguém do Supremo", afirmou o presidente.  Kajuru respondeu que já tinha entrado com pedido de afastamento do ministro do STF Alexandre de Moraes. "Você é dez", comemorou Bolsonaro.

A queixa de Bolsonaro com Kajuru, um dos senadores que recorreram ao Supremo pedindo a instalação da CPI, é que o objeto de investigação não incluiria o papel de prefeitos e governadores no combate à pandemia e que a investigação poderia trazer problemas para o governo federal. "Tem que mudar o objetivo da CPI – tem que ser ampla", pede o presidente ao senador.

"O objetivo do autor, que eu não sei quem é, é investigar omissões do governo federal no tratamento da covid", insiste Bolsonaro. "[A CPI] Iria para cima de mim." O presidente disse acreditar que a CPI poderá trazer danos ao seu governo: "Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana".

Ouça a íntegra da conversa:

Apesar da conversa ter sido postada no perfil de Kajuru, o clima entre os dois tem momentos de desconfiança – Bolsonaro se queixa diversas vezes a Kajuru, que cobra do presidente que separe "o joio do trigo" entre os senadores.

Bolsonaro voltou, durante a conversa por telefone a se eximir de qualquer culpa pelas mortes por coronavírus no país – que chegaram, neste final de semana, a 350 mil. "Vai morrer gente no Brasil – agora, podia morrer menos gente se os governadores e prefeitos todos pegassem o recurso e aplicassem em postos de saúde e hospitais", disse. Bolsonaro, considerado por especialistas como um dos principais responsáveis pelo insucesso no combate à pandemia – a ponto de se discutir se houve crime de genocídio ou não– não apresentou provas ou casos concreto de desvio de dinheiro de outros entes da federação.

Kajuru assinou, com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), um mandado de segurança que pede que a CPI da covid seja instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Pacheco disse que cumprirá a ordem, mas o caso foi pautado para a quarta-feira (14) no plenário do Supremo.  Os ministros deverão decidir se concordam com a decisão de Luis Roberto Barroso de obrigar a abertura dos trabalhos, objeto de resistência do senador mineiro.

Comentários
Política
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 14h24
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp