Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 16/04/2021 ás 10h16
Fonte: Com informações do UOL

Nunes Marques arquiva ação que pedia análise do impeachment de Moraes

O senador Jorge Kajuru queria fazer valer um requerimento que ele mesmo fez no início de março ao presidente do Senado.
Nunes Marques arquiva ação que pedia análise do impeachment de Moraes
Ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques arquivou a ação movida pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) que tentava agilizar a análise de um pedido de impeachment do também ministro do STF Alexandre de Moraes.

O senador queria fazer valer um requerimento que ele mesmo fez no início de março ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Para tentar Pacheco a analisar a matéria, o senador entrou com um mandado de segurança, que ganhou a relatoria de Nunes Marques na última segunda-feira (12) após sorteio.

Em sua decisão, o ministro do STF indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entendeu que a Corte não pode interferir em um processo de impeachment que não foi analisado pelo presidente do Senado, já que a questão tem que ser votada pelo plnário da Casa.

A intenção de Kajuru com a ação era ter efeito semelhante à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que na semana passada determinou a abertura da CPI da Covid pelo Senado após outro mandado de segurança impetrado pelo senador. Neste caso, porém, a Comissão Parlamentar de Inquérito tinhas os requisitos mínimos para ser instaurada e não precisa da aprovação prévia dos parlamentares.

O sorteio de Nunes Marques como relator da ação sobre o pedido de impeachment de Moraes chegou a causa euforia em Bolsonaro. Ao saber da distribuição do processo no STF, o presidente da República riu alto. Ele já criticou por diversas vezes as decisões de Moraes.

Desde que assumiu a cadeira no STF após indicação de Bolsonaro, em novembro do ano passado, Nunes Marques tem tomado decisões e feitos votos de forma alinhada às posições do presidente. A mais recente foi pela liberação de cultos e missas presenciais, mesmo em meio ao momento crítico da pandemia de covid-19 no país. A decisão foi posteriormente revertida pelo plenário do STF.

Comentários
Política
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 18h25
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

9 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp