Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 15/12/2021 ás 10h43
Fonte: Tecnoblog

TSE anuncia nova urna eletrônica fabricada para as Eleições 2022

Segundo o TSE, a nova urna eletrônica é mais segura, moderna e possui mais “recursos de acessibilidade”.
TSE anuncia nova urna eletrônica fabricada para as Eleições 2022
Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (13) o novo modelo das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022. O ministro e presidente da corte, Luís Roberto Barroso, visitou a fábrica da Positivo em Manaus responsável pela fabricação da placa-mãe do novo aparelho, e afirmou em coletiva que os críticos mais ferrenhos a ele diminuíram o tom.

Para as eleições do ano que vem, o TSE diz que a Positivo deve fabricar 225 mil novas urnas eletrônicas, a partir de um modelo desenhado em 2020. A fabricante ganhou a licitação do TSE para produzir o novo equipamento, e a previsão é para que os novos dispositivos estejam prontos até junho de 2022.

As placas-mãe da nova urna são fabricadas na instalação da empresa em Manaus (AM), mas o resto do equipamento será produzido na fábrica da Positivo em Ilhéus (BA), inaugurada em 2020. A Positivo afirma que essa fábrica é capaz de produzir 130 mil dispositivos por mês. Barroso deve seguir viagem de Manaus para Ilhéus para visitar a fábrica baiana.

No total, 557 mil urnas eletrônicas serão usadas no pleito do ano que vem. As urnas mais antigas que estarão à disposição do TSE para as eleições de 2022 estão funcionando desde 2009. Foi nesse ano que o hardware do dispositivo, que permite a execução apenas de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral, foi introduzido.

Segundo o TSE, a nova urna eletrônica é mais segura, moderna e possui mais “recursos de acessibilidade”. Além de ter uma bateria maior, o aparelho também vai informar o mesário sobre o próximo eleitor na fila de votação ao mesmo tempo em que outro está usando a urna para votar. O objetivo da Justiça Eleitoral é agilizar o processo.

Ainda de acordo com o TSE, as principais mudanças envolvem a bateria da urna, que foi trocada para uma fonte de lítio ferro-fosfato. Com a mudança, o condutor não precisa de recargas, aumentando seu tempo de uso. Anteriormente, ele era trocado a cada cinco anos.

Outra novidade do modelo que será usado nas eleições de 2022 é a entrada tipo USB para inserção de pendrives, o que deve agilizar a coleta de informações pelo TSE. Um processador 18 vezes mais rápido que o do modelo anterior também foi implementado. A Justiça Eleitoral trouxe melhorias para o teclado e colocou tela sensível ao toque para mesários.

Comentários
Política
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 03h07
23°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
23°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp