Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/01/2022 ás 11h37
Fonte: Com informações de Cidade Verde.com

OAB-PI retoma processo para escolha de novo desembargador do TRT22; confira edital

O novo edital foi publicado no Diário Eletrônico da OAB-PI de quinta-feira (06).
OAB-PI retoma processo para escolha de novo desembargador do TRT22; confira edital
Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, retomou o processo para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Regional do Trabalho da 22ª região (TRT22). O processo foi suspenso em 20 de outubro de 2021. O novo edital foi publicado no Diário Eletrônico da OAB-PI de quinta-feira (06).

A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do desembargador Wellington Jim Boavista. O processo seguirá o mesmo trâmite da eleição no Tribunal de Justiça do Piauí. A diferença é que a escolha do nome oriundo da lista tríplice fica a cargo do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O processo foi suspenso anteriormente porque, segundo o presidente da comissão eleitoral do TRT-PI, Walber Coelho, havia a necessidade de recontagem dos prazos. A expectativa era que o novo edital fosse lançado uma semana depois. Contudo, isso aconteceu somente após quase três meses.

O novo membro da corte trabalhista será escolhido entre os advogados do estado e é referente ao Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal. O dispositivo estabelece que um quinto das vagas dos Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho seja ocupado por advogados e membros do Ministério Público, nomeados alternadamente.

 

Critérios

Os(as) advogados interessados em participarem do processo eleitoral precisarão comprovar, em cada um dos 10 anos de exercício profissional, no mínimo 5 atos privativos de advogados em procedimentos judiciais distintos, na área do Direito de competência da Justiça do Trabalho.

 

1) Ter mais de 10 anos de exercício da profissão;

2) Ser ficha limpa;

3) Apresentar certidões negativas

4) Não ter sanções disciplinares na OAB

5) Apresentar termo de compromisso de defesa da moralidade administrativa;

 

Inscrições abertas

As inscrições para o processo eleitoral do TRT22 terão início no dia 25 de janeiro e seguem até 21 de fevereiro de 2022. Interessados deverão formalizar o pedido de inscrição, junto com a documentação, na Secretaria do Conselho, localizada na Sede da OAB-PI, das 08h às 18h.

A taxa de inscrição para os advogados interessados em participarem do processo eleitoral será de R$ 1 mil.

 

Veja edital aqui

Comentários
Justiça
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h59
25°
Céu encoberto Máxima: 30° - Mínima: 22°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp