A Corregedoria do Foro Extrajudicial da Justiça piauiense realiza de 08 a 12 de maio a 'I Semana Nacional de Identificação Civil – Registre-se'. Nesta segunda-feira (08) e na terça 09, serão realizadas ações educativas e de mobilização nos abrigos e instituições de Teresina. De 10 a 12 de maio, serão realizados atendimentos à população em situação de vulnerabilidade no Anfiteatro da Praça da Bandeira, Centro da capital, das 08h às 13h.
Além da emissão de registros de nascimento, serão ofertados todos os serviços da Justiça Itinerante, bem como cadastro para benefícios do INSS, orientação jurídica e serviços de assistência social.
“Além de concentrar os cartórios de registro civil de Teresina, reuniremos a Defensoria Pública, órgãos do Poder Executivo municipal e estadual, INSS, OAB e muitos outros parceiros para a emissão de documentos diversos e o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou Carlos Augusto Arantes Júnior, juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial.
Ainda de acordo com o juiz, em dados de Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgados pelo IBGE, aproximadamente 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento, sendo este, o público alvo da campanha.
"É exatamente neste público que o projeto mira: pessoas em situação de rua ou que estejam abrigadas em casas de passagem, assim como outros públicos que, por algum motivo, tenham perdido o documento”, completou o juiz.
Mín. 22° Máx. 34°