Em levantamento realizado pela Equatorial Piauí, em 2022 foram contabilizadas 320 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática de soltar pipas em todo o estado. Esse número é 34% maior que o de 2021, com 238 casos. Teresina segue sendo a cidade com maior número de incidentes, registrando 167 ocorrências em 2022, sendo responsável por 52% do total de interrupções causadas pela brincadeira no Piauí.
O trimestre de junho a agosto é a época em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causadas pela prática. Isso ocorre devido a maior incidência de fortes ventos, além de ser o período das férias escolares, em que as crianças estão em casa e possuem mais tempo para se divertir.
Ainda que o período de maior recorrência não tenha chegado, em 2023 já foram registradas 25 ocorrências de pipas na rede elétrica, o que corresponde, em média, a 6 ocorrências por mês.
Em 2022, as pipas na rede elétrica deixaram mais de 100 mil pessoas sem energia em todo Piauí. Em 2023, o número já se aproxima de 10 mil.
A Equatorial Piauí alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais.
Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.
Mín. 22° Máx. 34°