Será lançado nesta sexta-feira (12) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. A meta é imunizar 1.867.498 animais de todas as idades, sendo 1.866.783 bovinos e 715 bubalinos.
A vacinação iniciou na segunda (1º) e segue até dia 31 deste mês. Os criadores têm até o dia 15 de junho para declarar a imunização junto à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). A declaração é registrada no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).
De acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)a meta é manter a imunização de 90% do rebanho, como ocorreu nos últimos anos. Por meio desses índices, o Piauí alcançou o status de zona livre da aftosa com vacinação.
“Todo produtor precisa prezar pela sanidade do seu rebanho, além de evitar multas caso não vacine seu gado. Sem a vacinação contra febre aftosa, o produtor fica impedido de comercializar e transportar o animal, pois para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ele precisa estar com a vacinação em dia. Até mesmo para comprar o milho da Conab, ou conseguir financiamento com os bancos para melhorar seus negócios”, explicou o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.
Mín. 22° Máx. 34°