Acontece no domingo (28) o Brincando no Parque a partir das 15h no Parque da Cidadania, Centro de Teresina. Chamado também de Autismo Day, evento é dedicado a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com entrada gratuita, a programação conta com diversas atividades lúdicas.
O evento é uma parceria entre Associação Maria do Amparo (Aacema) e a Prefeitura de Teresina através da Fundação Monsenhor Chaves (FMC). A programação de eventos terá: apresentação cultural, brincadeiras infantis, circuito sensorial, oficinas lúdicas, espaço de beleza, palestras e musicoterapia.
O vereador Venâncio Cardoso é o autor da iniciativa do projeto. Segundo ele, a ação visa proporcionar um dia especial para crianças e familiares de autistas, além de ressaltar a importância de políticas públicas voltadas à causa.
"Vai ter muita coisa bacana. É uma ação social que visa a valorização para que essas pessoas se sintam incluídas na sociedade, e acima de tudo, que a sociedade tenha um olhar especial para os familiares que tanto tem dificuldade no dia a dia" ressaltou.
Instituições que realizam trabalhos direcionados às pessoas com TEA participarão do evento. A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vai levar informações a respeito da carteira de identificação da pessoa autista produzida pela Instituição. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Piauí, estará presente por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, para prestar consultoria jurídica às famílias.
Participarão também a Associação de Amigos Autistas do Piauí (AMA), além da Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (Prismas), e também o Serviço do Centro de Referência na Integração e Inclusão do Autismo e outras deficiências do Neurodesenvolvimento (Ser-Criia).
A presidente da Aacema, Neuda Oliveira, falou sobre o projeto e a importância da conscientização por parte da população a respeito do TEA.
“Não podemos deixar de mostrar para Teresina e chamar atenção para a realidade das famílias que têm um diagnóstico. Ainda tem muito preconceito por conta da falta de informação, então a gente está trazendo essa tarde bem agradável para que as crianças se divirtam e as pessoas tenham conhecimento” falou.
A professora Taciane de Oliveira será uma das palestrantes do evento e que terá como tema a rotina de mãe de uma criança com diagnóstico de TEA.
“O preconceito é um dos principais desafios que o autista enfrenta quando as pessoas descobrem quando ele é autista. Já pensam logo que é alguém incapaz, que todo autista é igual. E não, cada um tem sua particularidade, e na palestra eu vou falar das minhas experiências como mãe de autista, como são as terapias, a escola, o diagnóstico” disse ela.
Mín. 22° Máx. 34°