Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 16/08/2018 ás 17h13
Fonte: PMT

Aniversário: missa e inauguração do marco zero de Teresina reúne autoridades

Prefeito Firmino Filho inaugurou o monumento e comentou sobre o que a cidade planeja para o seu futuro.
Aniversário: missa e inauguração do marco zero de Teresina reúne autoridades
Inauguração do marco zero de Teresina.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Teresina, foi o palco da missa em ação de graças pelo aniversário de 166 anos da capital, celebrada nesta quinta-feira (16) por Dom Jacinto Pinto. Presentes à celebração, o prefeito Firmino Filho, o governador Wellington Dias, vereadores, secretários do município, autoridades, moradores e representantes de instituições. Após a solenidade religiosa, o prefeito Firmino Filho fez a inauguração do monumento que representa o marco zero da cidade, construído no adro da igreja.

"Temos uma história de 166 anos. Ao longo do tempo, os nossos antepassados construíram a nossa cidade com seu trabalho e sua determinação. É importante que possamos dizer que ela tem a nossa cara, o nosso jeito. Ela tem grandes avanços mas também tem os seus problemas e é extamente por isso que nós não temos nenhum tipo de problema em olhar no espelho e dizer que ainda tem muita coisa para ser feita, para ser construída. Nesse momento de crise, é que nós devemos renovar nossas esperanças em batalhar, insistir, trabalhar de forma determinada em busca dos nossos sonhos, em busca da superação dessas adversidades que a cidade tem. Estamos trilhando um caminho em busca de realizar o nosso sonho de ter uma cidade com oportunidade para todos os seus filhos", disse o prefeito ao final da solenidade. 

Ainda de acordo com o prefeito, Teresina vem sendo preparada para oferecer melhorias de qualidade de vida para sua população. "Estamos vivenciando um crescimento da cidade. Teresina não é mais aquela cidade interiorana. Ela vem se desenvolvendo e isso requer infraestrutura em todas as áreas. Um exemplo disso é o que vemos no centro. Ele não comporta mais a quantidade de pessoas e veículos circulando ao mesmo tempo. Estamos buscando formas de adequar as demandas da cidade às necessidades das pessoas", afirma. 

Também participaram da missa, um grupo de alunos do Cmei Theresa Christina, localizado no centro, que atende aos filhos de comerciários. As crianças fizeram uma homenagem à cidade e presentearam o prefeito Firmino Filho com uma escultura que representa o sol, símbolo do calor de Teresina. 

Marco Zero

O marco zero da cidade foi colocado no adro da igreja, bem próximo de onde foi construído o primeiro monumento, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como Praça da Bandeira. Foi colocada a inscrição “Ecclesiae Primas Theresinae”, indicando a primeira Igreja construída na capital piauiense.

Também foi feita uma Rosa dos Ventos, com o norte magnético voltado em linha reta para o altar-mor da Igreja mais antiga da cidade. O padre José de Pinho conta que existia uma rosa dos ventos no altar-mor da Igreja, que remontava aos tempos da própria fundação da cidade e demarcava o local onde, embaixo da Igreja, foram enterradas moedas do império antes da construção ser realizada.

 

Comentários
Local
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 12h24
36°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 24°
38°

Sensação

9 km/h

Vento

35%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp