Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Teresina
Postada em 05/10/2020 ás 10h30 - atualizada em 05/10/2020 ás 10h37

Igreja São Benedito reabre quatros anos após desabamento

A reinauguração foi marcada pela emoção dos fieis de voltar ao templo.
Igreja São Benedito reabre quatros anos após desabamento
Foto: Arquidiocese de Teresina.

Depois de quatro anos fechada, a  igreja São Benedito, localizada no Centro de Teresina, reabriu provisoriamente neste domingo (4) com o tradicional festejo de São Francisco de Assis. Duas missas foram celebradas no templo, com lotação reduzida para evitar a aglomeração de pessoas, por conta da pandemia de coronavírus. 

Toda a parte estrutural da igreja já está pronta para receber os fiéis, conforme explica o Frei Francisco das Chagas. “Já temos a autorização de funcionamento da Defesa Civil, toda a estrutura física já foi concluída e estamos ajustando apenas alguns detalhes de iluminação e pintura. Estamos reabrindo para a realização da festa em honra a São Francisco, mas a nossa expectativa é que em breve todas as celebrações e demais atividades também já possam acontecer na igreja”.

Segundo o Frei, ainda há detalhes e reformas a serem feitas na igreja, como a pintura. Detalhes que devem ser consertados, mas que não impediram a reabertura. “Acreditamos que com a igreja reaberta, podemos conseguir mais apoio para nossa campanha ‘Abrace a São Benedito’”.

A reinauguração foi marcada pela emoção dos fieis de voltar ao templo. “Todo mundo estava chorando. Foi bastante emocionante, não só pros fieis como para nós, que trabalhamos tanto para conseguir reabrir a nossa igreja”, comentou.

No último ano, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros necessários para reiniciar e concluir a reforma do templo centenário, fechado em setembro de 2016, foi lançada a campanha “Abrace a São Benedito”. Por meio de vakinha virtual, carnê de pagamento, cartão de crédito e conta corrente, além de vendas de camisetas e apoio de artistas locais, toda a comunidade teve a oportunidade de contribuir. 

Segundo o frade capuchinho, o sentimento é de gratidão e felicidade. “Estamos muito agradecidos por todos que abraçaram essa causa. A solidariedade das pessoas fez a diferença e possibilitou que toda a obra fosse realizada”, externou.

O pároco e frade capuchinho agradeu aos fiéis que contribuíram para a reforma da igreja, seja por meio da vakinha virtual, carnê de pagamento, cartão de crédito e conta corrente, bem como atrávés da venda de camisetas e apoio de artistas locais. “Estamos muito agradecidos por todos que abraçaram essa causa. A solidariedade das pessoas fez a diferença e possibilitou que toda a obra fosse realizada”, disse o frade. 

Os fiéis estão sendo orientados sobre o protocolo de segurança contra o novo coronavírus. “Diariamente estamos reforçando em nossas redes sociais a importância do uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, respeito ao distanciamento social e a realização do agendamento para participar das missas e novenas. É preciso que todos façam a sua parte”, enfatizou o pároco.

Por conta da pandemia, a igreja receberá apenas três pessoas por banco. Durante a semana, por meio de agendamento, os fiéis poderão participar presencialmente de novenário em honra ao santo que será realizado de 05 a 13 de outubro, nos horários de 6h30, 12h e 17h. (confira como agendar logo abaixo).

Confira a programação de reabertura:

Conhecido como pai dos pobres e protetor dos animais, São Francisco de Assis é um dos santos mais populares da Igreja.  Com o tema “Ele viu compadeceu-se e cuidou”, o novenário em honra ao santo acontece de 05 a 13 de outubro nos horários de 6h30, 12h e 17h. Para participar, os fiéis devem realizar o agendamento na secretaria paroquial ou por meio dos números (86) 3222-2667 e 9 9916-2616.

A programação também contará com uma feijoada, no dia 11, e a realização de uma rifa com sorteio de 11 prêmios.  

Já no dia 14 de outubro, a solenidade de São Francisco terá início logo pela manhã, de 7h às 8h, com a bênção dos animais no adro da igreja. A missa solene acontecerá às 9h e a carreata de encerramento às 17h.

Relembre a queda de parte da Igreja

Foto: Juliana Barros/G1

Na madrugada de 14 de setembro de 2016, uma parte de uma das torres da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, desabou derrubando parte do teto, forro e chegando até os bancos do local. Segundo o pároco do templo na época, Frei Edmilson, ninguém ficou ferido.

O templo católico, com mais de 140 anos, foi o terceiro a ser construído na capital, e foi tombada pelo Iphan em 1938, é uma referência em patrimônio arquitetônico. As portas da igreja, que também são tombadas, foram talhadas pelo artesão Sebastião Mendes.

O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos. A igreja foi construída em regime de mutirão e todo o material de construção empregado na edificação foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1874, sendo concluída e sagrada em 1886. O programa litúrgico, resolvido com simplicidade, encontra raízes nas tradições ibéricas mais constantes das igrejas de partido protobarrocas.

Comentários
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 02h06
23°
Céu encoberto Máxima: 32° - Mínima: 23°
23°

Sensação

6 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp