Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 28/09/2018 ás 10h14
Fonte: Com informações do Cidade Verde

Arcebispo Emérito de Teresina, Dom Celso José morre depois de parada cardiorrespiratória

Dom Celso José será velado na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Arcebispo Emérito de Teresina, Dom Celso José morre depois de parada cardiorrespiratória
Dom Celso José Pinto da Silva, de 84 anos. Foto: Reprodução

O arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva faleceu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (28). Ele veio à óbito após uma segunda parada cardiorespiratória e após várias manobras de tentativa de reanimação, o arcebispo emérito, faleceu às 4h25.

Dom Celso José Pinto da Silva passou mal durante a madrugada em sua casa no bairro Três Andares, zona sul de Teresina. Às 2h42, o religioso deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em parada cardiorespiratória e foi reanimado, medicado e estabilizado pela equipe do plantão. Contudo, às 4h10 evoluiu com uma nova parada cardiorespiratória esta que levou a sua morte.

Dom Celso José será velado na Catedral de Nossa Senhora das Dores. O corpo ainda não foi liberado pelo HUT. 

Nota de Pesar da Arquidiocese de Teresina:

Com muito pesar a Arquidiocese de Teresina comunica o falecimento do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto da Silva.

Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir”, tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos. 

Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar bispo emérito de nossa Arquidiocese ele escolheu continuar a servir e a viver em Teresina.

Nesta madrugada (28), ele faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na Casa do Clero. Dom Celso José completaria 85 anos no próximo mês. Após receber assistência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas veio a óbito.

Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus. A nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus é grata pelos serviços prestados à obra do Pai na Igreja Particular de Teresina.

O Velório e o sepultamento serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.

Teresina, 28 de setembro de 2018

Setor de Comunicação – Arquidiocese de Teresina

Dom Celso José

Natural do Rio de Janeiro, Dom Celso José foi ordenado padre em Roma, na Itália, em 1959. No ano de 1978, o religioso foi ordenado bispo no Rio de Janeiro. Na década de 1980, ele foi bispo de Vitória da Conquista, na Bahia. Ele completaria 85 anos no dia 29 de outubro.

Dom Celso José assumiu o comando da arquidiocese de Teresina em maio de 2001 e foi arcebispo da capital piauiense até setembro de 2008, tendo sido o 5° Arcebispo de Teresina nomeado pelo Papa João Paulo II. Seu lema episcopal era "Para servir". 

Uma equipe da arquidiocese de Teresina, que lamentou a perda do reliogioso por meior de nota, já se deslocou para a catedral para organizar o velório, que ainda não tem horário para começar.

Comentários
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 16h27
33°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
37°

Sensação

11 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp