O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, se reuniu na noite da última terça-feira (16) com o Coronel José Gerino Bezerra Cordeiro, Chefe do Estado-Maior Geral da 10ª Região Militar. A reunião sediada no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) teve por objetivo a apresentação de um breve relatório sobre a atuação das tropas federais durante o 1º turno das Eleições de 2018. Um total de 134 municípios piauienses contou com reforço dos militares do exército na segurança com o objetivo de manutenção da Garantia da Votação e Apuração.
Na reunião foram repassadas ainda informações sobre a atuação das Tropas Federais no 2º Turno das Eleições no Piauí, como o quantitativo de municípios que solicitaram a presença das forças federais e as possibilidades de atuação das tropas. Participaram também das discussões os Comandantes Militares da 26ª Circunscrição de Serviço Militar, o Tenente Coronel Ronald Lúcio Carvalho Barbosa, do 2º BEC, Coronel Alerrandro Leal Farias e do 25º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Francisco Nixon, e dos membros da corte eleitoral, Desembargador Pedro de Alcântara Macêdo, vice-presidente e Corregedor Eleitoral do TRE-PI e do Procurador Regional Eleitoral, Dr. Patrício Noé da Fonseca.
Para o 2º turno, foi solicitada a presença das Tropas Federais em 25 zonas eleitorais, totalizando 73 localidades do Estado. A aprovação dos pedidos é de competência do Tribunal Superior Eleitoral.
APROVADO PARA 25 ZONAS
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí aprovou o pedido de envio de tropas federais a 25 zonas eleitorais do Estado para garantir o reforço na segurança durante o 2º turno das Eleições de 2018. Ao todo, 73 municípios pediram a presença do exército durante o pleito, com o objetivo de garantir o direito de votação e apuração.
A aprovação do envio das tropas é de competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a quem caberá decidir se as solicitações serão ou não atendidas. No primeiro turno, o Piauí contou com o reforço na segurança em 134 cidades, figurando como o Estado que mais solicitou o auxílio de tropas federais.
As tropas não atuarão no policiamento ostensivo e só atuarão a pedido do juiz de cada zona eleitoral, a quem cabe o poder de polícia. O quantitativo e dados de deslocamento são definidos pelo Ministério da Defesa.
POLÍTICA Plenária sobre Educação abre série de encontros para apresentação de propostas de plano de governo de Rafael Fonteles
POLÍTICA Vereadora Tatiana Medeiros é condenada a mais de 19 anos de prisão por crimes eleitorais e financeiros
CÂMARA MUNICIPAL Sindicato dos Servidores de Teresina pede suspensão de projeto que altera pagamento do 13º e critica falta de diálogo
POLÍTICA Saiba quais ministros deixam os cargos para disputar as eleições
POLÍTICA Governo do Estado define regras para servidores durante o período eleitoral de 2026
POLÍTICA Presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, assume Governo do Estado durante férias de Rafael Fonteles 
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Parcialmente nublado



