Segunda, 19 de Outubro de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Política Pesquisa Ibope

Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 57%; Haddad, 43%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 50%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a segunda do Ibope no 2º turno das eleições.

23/10/2018 22h14
Por: Redação Fonte: G1
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

Na segunda pesquisa Ibope de intenção de voto no segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro, do PSL, segue à frente com 57% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad, do PT, atinge 43%. Os votos válidos excluem os votos em branco, nulos e o percentual de eleitores indecisos. A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Jair Bolsonaro tinha 59% dos votos válidos na semana passada; agora, tem 57%. Com a margem de erro, de 55% a 59%.

Fernando Haddad tinha 41%. Agora, tem 43%. Pela margem de erro, de 41% a 45%.

Quando são considerados os eleitores indecisos e os votos em branco e nulos, os números do Ibope ficam assim:

Jair Bolsonaro, do PSL, tinha 52% das intenções de voto. Agora, tem 50%. Pela margem de erro, de 48% a 52%.

Fernando Haddad, do PT, tinha 37%. Agora, manteve os 37%. Com a margem de erro, de 35% a 39%.

Votos em branco e nulos somavam 9% e agora são 10%. Os que não souberam ou não responderam eram 2% e agora são 3%.

Rejeição

O Ibope também pesquisou o potencial de voto e a rejeição. O instituto apresentou aos entrevistados cinco alternativas e perguntou qual delas descrevia melhor a opinião sobre cada candidato.

Na semana passada, os que disseram que com certeza votariam em Bolsonaro para presidente eram 41%; agora são 37%.

Os que afirmaram que poderiam votar nele eram 11%; agora, 11%.

Os que declararam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum eram 35%; agora, são 40%.

Os que afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar eram 11%, agora, 11%, de novo.

E os que não souberam ou preferiram não opinar eram 2%; agora, 2%, de novo.

Os que afirmaram que com certeza votariam em Haddad para presidente eram 28% na semana passada. Agora são 31%.

Os que disseram que poderiam votar nele eram 11%; agora, 12%.

Os que declararam que não votariam em Haddad de jeito nenhum eram 47%. Agora, são 41%.

Os que afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar eram 12%; agora, 14%.

E os que não souberam ou preferiram não opinar eram 2%; agora, 2%.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de domingo (21) até esta terça-feira (23). O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Teresina, PI
Atualizado às 23h01
30°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 39°

32° Sensação
16.67 km/h Vento
55% Umidade do ar
20% (0.11mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Quarta (21/10)

Mín. 21° Máx. 41°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias