A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai realizar, na segunda-feira (4), o lançamento da Feira Estadual da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais. O lançamento vai acontecer às 11h, no auditório da SAF, localizado na Rua João Cabral, 2319, bairro Pirajá. A feira acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Parque Potycabana, em Teresina.
O evento terá a participação de mais de 100 agricultores familiares e expositores da economia solidária com alimentos – in natura e beneficiados, além de artesanato. A feira vai contar com espaços de trocas de conhecimento, palestras, workshops, além de uma programação cultural com atrações locais e nacionais.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, ressaltou que na feira objetiva apresentar a riqueza da produção das mulheres e dos homens do campo no Piauí.
“Serão mais de 100 agricultores expondo seus produtos, vai ter artesanato, alimentação, caju, vamos demonstrar toda a riqueza da agricultura familiar do Piauí. Teremos apresentações nacionais, demonstração de novas tecnologias de produção para a agricultura familiar. Então vai ser uma feira muito rica e movimentada”, disse.
O evento faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que é realizado pelo Consórcio Nordeste e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN).
Os novos estados da região promoverão feiras regionais com uma programação de atividades formativas, apresentações culturais e, principalmente, a comercialização de produtos da agricultura familiar.
No Piauí, a feira é realizada pela SAF em parceria com a Cáritas, Ubiqua, Senar Piauí, Badespi, Investe Piauí, Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), Secretaria de Governo (Segov) , Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Cultura (Secult).
Mín. 22° Máx. 38°