Neste sábado (23), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) promoveu mais uma ação da programação da campanha "21 Dias de Ativismo - Elas Vivas, Feminicídio Zero". Desta vez, o Parque Mão Santa foi contemplado com a visita do Ônibus Lilás. A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, marcou presença na abertura da ação.
Por meio de um bate-papo sobre os meios de enfrentamento à violência doméstica e familiar, as mulheres dialogaram a respeito de como identificar os tipos de violência contra a mulher e conheceram os canais de denúncia do estado. Para além deste momento, os moradores tiveram acesso a serviços do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança — para atualização de documentos — e da Ouvidoria Geral do Estado — para que a população pudesse manifestar sua opinião.
A secretária Estadual das Mulheres pontuou a importância da integração dos serviços na construção do protagonismo feminino no estado. “São várias ações que se integram, para atender a comunidade e fortalecer não só na área da autonomia econômica, do enfrentamento à violência, mas em vários espaços em que essas mulheres possam se tornar protagonistas”, declarou Zenaide Lustosa.
A diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Ana Cleide, chamou a atenção para a necessidade de realizar, cada vez mais, ações nos bairros periféricos da cidade. “Ao longo da roda de conversa, recebemos alguns relatos de mulheres em situação de violência que não sabiam a quem recorrer. É fundamental que o Ônibus Lilás esteja presente também nas periferias de Teresina. Precisamos garantir que os serviços cheguem até essas comunidades. Ao fazer isso, as mulheres são encorajadas a buscar ajuda”, defende.
Sobre o Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é um serviço de atendimento humanizado, que realiza orientações nas áreas da assistência social, psicologia e jurídica e se desloca nas áreas da zona rural dos municípios. Além dos serviços oferecidos, o ônibus reafirma a importância da luta para combater o machismo, o racismo e toda forma de violência contra as mulheres. Ao longo da campanha, alguns bairros da capital, associações e instituições receberão os serviços.
Confira, a seguir, os próximos locais de atendimento do Ônibus Lilás:
30/11 - Assentamento 08 de Março
Sede da Associação de Moradores.
06/12 - Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III
Rua Lourival Mesquita - 3526
Santa Maria da Codipi III
Mín. 22° Máx. 38°