Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Ilana Alencar
Postada em 14/03/2019 ás 11h37

Razões para o irrazoável

Não sou psicóloga, não trabalho na área, nem paciente sou no momento, mas observo o mundo e as pessoas e como curiosa me pergunto sempre as motivações e finalidades...

Tem grupos se organizando, radicais islâmicos (por favor nada contra o islamismo praticado na forma do alcorão!), tupiniquins, crianças (ou nem tanto...) desajustadas que estão reagindo da pior forma possível ao sentimento de marginalidade social. Os excluídos violentos e desequilibrados estão se organizando em grupos pela internet e aplaudindo ações como essa em Suzano, e o que é pior, se preparando para outras...

O número de pessoas aumentou, a informação circula em velocidade alta e permite a aglutinação de pessoas isoladas socialmente, que dificilmente interagiram sem o canal aberto das redes sociais, rede que permite a estranhos com ideias similares (mesmo as piores...) se comuniquem e troquem experiências, taí, agora não existe nenhuma idéia absurda sem grupo, nenhum grupo é pequeno para ser ignorado, organizações paramilitares, grupos terroristas armados, toda sorte de problemas do tipo florescem facilmente nesse ambiente de animosidade, são tempos de hedonismo, mas de vacuidade de sentimentos. Bauman acertou quanto a liquidez das relações, mas esqueceu de dizer que o líquido aí é inflamável e a rejeição é um estopim. ATENÇÃO!

Numa versão nacional do massacre de Columbine com inspiração em jogos, com direito a rituais que passaram desde comunicação prévia com o grupo por meio de publicações abertas, contagem regressiva que contou com a publicação de post com a música do evento (isso mesmo!), roupa milimetricamente preparada, um plano claramente calculado em detalhes e com supervisão, o meu medo é que outras células semelhantes já existam e estejam prontas para agir ou breve fiquem.

A sociedade agora quer encontrar os culpados. Os pais, a escola, a comunidade, as autoridades, as redes sociais, os video games, a política pro armas do governo federal, qualquer coisa serve, mas nenhuma delas vai explicar sozinha esse tipo de ataque, que enfim acontece em vários lugares do mundo, desde seu berço e lugar de maior incidência que é os EUA até a pacata e bem sucedida Suécia.

Acho que é preciso agir em duas frentes a imediata e urgente é a de prevenção de novos ataques iminentes rastreando e desbaratando os grupos de extremistas que de alguma forma prepare e incentive estas ações, que faça que estes pensamentos virem ações. Em outra frente, mais profunda e lenta, se pesquise e compreenda as razões por trás do irrazoável, os gatilhos que transformam essas pessoas, é simultaneamente um trabalho macro e micro, atinge o Estado através da polícia e orgãos afetos ao assunto, ás famílias, grupos religiosos, escolas, universidades, vizinhos conhecidos, atinge todo mundo que possa perceber a perturbação profunda que essa alma possa estar vivendo e tentar de algum modo apagar o pavio que detona estas bombas morais e emocionais que retiram a humanidade e a empatia das pessoas.

O que eu observo nos perfis de quem pratica estas barbáries é o gosto pela fama, a vontade de ter um propósito de vida, a vontade de ser lembrado por um fato relevante, ainda que macabro, uma raiva surda, um ódio pulsante pela sociedade e um desprezo pela vida, sua e alheias. Não sou psicóloga, não trabalho na área, nem paciente sou no momento, mas observo o mundo e as pessoas e como curiosa me pergunto sempre as motivações e finalidades... por onde trilhamos hoje chegaremos onde, todos os caminhos externos não são uma projeção de nossas buscas internas?

Comentários
Artigos
Sobre
Ilana Alencar
Ilana Alencar
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 23h28
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 39° - Mínima: 24°
30°

Sensação

15 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp