Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads

Teresina

Por Redação
Postada em 17/06/2019 ás 11h38 - atualizada em 17/06/2019 ás 11h50
Fonte: Com informações do 180 Graus

XIII Caminhada pela Acessibilidade alerta sociedade sobre direitos de pessoas deficientes

A caminhada, que já acontece há 13 anos, faz parte das comemorações alusivas ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência que tem como tema esse ano,

Na tarde desse sábado (15/06), foi realizada, na avenida Raul Lopes, a XIII Caminhada pela Acessibilidade, uma parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI). A caminhada contou com a presença da vice-governadora do Estado, Regina Sousa, os secretário estaduais da Justiça, Carlos Edilson, e para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o coordenador da Juventude, Vicente Gomes, além de diversas entidades que trabalham em prol das pessoas com deficiência e público em geral.

A caminhada faz parte das comemorações em referência ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência que, esse ano, trouxe o tema "Nada sobre nós sem nós". O evento, que acontece há 13 anos, tem como objetivo chamar a atenção sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade.

Para a vice-governadora, a luta pelo direito das pessoas com deficiência é um dever de todos. "Essa causa eu acompanho de perto e apoiei diversos textos no Congresso relacionados a ela, além de ter participado de todas as caminhadas. Todos nós devemos apoiar a luta pelos direitos das pessoas com deficiência e chamar a atenção para o respeito ao direito dessas pessoas", declarou Regina Sousa.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou os avanços do Piauí na luta à favor das pessoas com deficiência. "Essa caminhada é um evento que já faz parte do calendário de atividades do Governo do Estado, onde nós temos a oportunidade de fazer uma análise do que avançamos, do que precisamos avançar. Se olharmos para trás, há 13 anos, nós não tínhamos o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), nem o Centro Integrado de Educação Especial (Cies). Também não tínhamos uma atuação da Secretaria de Estado de Inclusão para Pessoa com Deficiência como temos hoje. São inúmeras ações e para que elas se realizassem, sempre tivemos o apoio irrestrito do governador Wellington Dias e da deputada federal Rejane Dias", pontuou.

Elisângela Costa, mãe de uma criança autista, disse que a caminhada ajuda na conscientização da sociedade. "Nós sabemos que ainda é muito difícil a acessibilidade, apesar de muitos ganhos que já se teve. Há muitas dificuldades. Eu, como mãe de criança autista, acredito que é necessário um outro olhar da sociedade para as pessoas com deficiência e é por isso que viemos lutar aqui hoje", afirmou. 

Comentários
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 22h54
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
28°

Sensação

13 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp