Sites da imprensa internacional destacam na noite desta quarta-feira, 4, a votação do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria dos veículos afirmou, após o voto da ministra Rosa Weber contra o HC de Lula, que a Corte "abre a porta" para a prisão do petista e o afasta cada vez mais da possibilidade de ele concorrer novamente ao Planalto.
O New York Times diz que a decisão do STF tem o potencial não somente de "aniquilar" as ambições políticas de Lula como também de "reformular o sistema de Justiça do Brasil em meio à longa campanha contra a corrupção". O jornal americano destaca também as críticas ao general Eduardo Villas Bôas, que ontem à noite publicou mensagem no Twitter questionando o comportamento das instituições do País.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/k/v/j0ZFdGQVen2UUcAnPgBg/corte-rejeita1.png)
A TV americana Fox News ressalta que os canais brasileiros transmitem em rede nacional a sessão do STF, ao mesmo tempo em que aumenta a tensão no País. Já o Washington Post diz que o Brasil espera "ansiosamente" o resultado do julgamento.
Com chamada na capa do site, o Financial Times lembra que Lula deixou o poder em 2010 como um dos mais populares políticos do mundo e que ainda lidera as intenções de voto para a eleição de outubro, a qual se espera ser "a mais imprevisível em décadas". Já o The Guardian traz uma galeria de fotos com protestos pela prisão do ex-presidente.
O El País faz cobertura em tempo real do julgamento e diz que o voto do Supremo se inclina para permitir a prisão de Lula. "Há também um impacto sem precedentes nas eleições de outubro", lembra o jornal espanhol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/3/r/PAnhOKQAOcgTBsUpDPcA/el-pais.jpg)
A manchete do português Público fala que o STF "abre a porta para prisão de Lula" e traz um perfil sobre Rosa Weber. O também lisboeta Diário de Notícias faz cobertura 'minuto a minuto' do julgamento.
Já o argentino Clarín faz longo perfil da vida pública de Lula, que, segundo o jornal, "é um animal político que desperta ódios e amores".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/S/t/tgzVniQt6kCKETlhiFBA/clarin.jpg)
POLÍTICA Plenária sobre Educação abre série de encontros para apresentação de propostas de plano de governo de Rafael Fonteles
POLÍTICA Vereadora Tatiana Medeiros é condenada a mais de 19 anos de prisão por crimes eleitorais e financeiros
CÂMARA MUNICIPAL Sindicato dos Servidores de Teresina pede suspensão de projeto que altera pagamento do 13º e critica falta de diálogo
POLÍTICA Saiba quais ministros deixam os cargos para disputar as eleições
POLÍTICA Governo do Estado define regras para servidores durante o período eleitoral de 2026
POLÍTICA Presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, assume Governo do Estado durante férias de Rafael Fonteles 
Mín. 26° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 41°
Tempo limpo



