O governador Wellington Dias e outros sete governadores do Nordeste participaram, nesta quarta-feira (26), em Brasília, de mais uma reunião do Fórum dos Governadores. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também esteve presente no encontro.
Entre as pautas discutidas, está a criação e organização do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e a retomada da parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), para que profissionais estrangeiros voltassem a prestar serviços ao sistema de saúde nos estados nordestinos.
Os gestores estaduais também insistem para que estados e municípios sejam incluídos na Reforma da Previdência. “Manifestamos interesse de diálogo até que seja apreciado o relatório da reforma na comissão e plenário. Neste aspecto, o ponto é que temos uma realidade na qual há necessidade de encontrar solução definitiva, pois não se resolve apenas com alíquota e tempo de contribuição. Precisamos de cobertura para o déficit da previdência”, disse Wellington Dias.
Segundo o governador do Piauí, os gestores concordaram que as receitas que estão sob apreciação da Câmara e do Senado, tais como cessão onerosa de gás e petróleo, fundo social e dívida ativa, sejam vinculadas à cobertura do déficit. “Brasil não é só previdência, precisa seguir crescendo, gerando emprego e renda, fazendo a economia crescer, investindo em diferentes áreas. Essa proposta de cobertura do déficit proporcionaria condições aos estados, municípios e a própria União voltarem a ter capacidade de investimento. Temos uma preocupação com a sustentabilidade na democracia e no crescimento econômico e vamos aguardar os resultados”, esclareceu.
Rodrigo Maia acredita que possa haver um acordo a favor da proposta. Em ocasiões anteriores, o presidente da Câmara já havia informado que é possível reincluir estados e municípios na reforma ainda na comissão especial. “A ideia é garantir uma votação forte da previdência somada à certeza de que atenderemos a federação como um todo e não apenas a reforma federal, pois sem a reforma em estados e municípios, em um curto prazo estaremos com novos e antigos problemas, já que a situação deles vai piorar. É importante que governadores e senadores cedam um pouco para que possamos avançar”, pontuou.
POLÍTICA Plenária sobre Educação abre série de encontros para apresentação de propostas de plano de governo de Rafael Fonteles
POLÍTICA Vereadora Tatiana Medeiros é condenada a mais de 19 anos de prisão por crimes eleitorais e financeiros
CÂMARA MUNICIPAL Sindicato dos Servidores de Teresina pede suspensão de projeto que altera pagamento do 13º e critica falta de diálogo
POLÍTICA Saiba quais ministros deixam os cargos para disputar as eleições
POLÍTICA Governo do Estado define regras para servidores durante o período eleitoral de 2026
POLÍTICA Presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, assume Governo do Estado durante férias de Rafael Fonteles 
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Parcialmente nublado



