Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • SESAPI Dengue
  • Grupo CEV
  • ITTNet
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
  • Campanha Pró Piauí

Teresina

Por Redação

86 3085 3892

Postada em 05/11/2019 ás 17h12 - atualizada em 05/11/2019 ás 17h14

Prefeitura de Teresina lançará cartilha de orientação sobre calçadas

O material trará dúvidas da população relacionadas à execução, dimensão, acessibilidade e segurança, por exemplo.
Prefeitura de Teresina lançará cartilha de orientação sobre calçadas
A cartilha tem como título “Como fazer uma calçada legal em Teresina”. Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Teresina lançará uma nova cartilha orientando os teresinenses sobre a execução e manutenção de suas calçadas. Com o nome “Como fazer uma calçada legal em Teresina”, o manual esclarecerá, de forma didática, as principais dúvidas da população relacionadas à execução, dimensões corretas para passeios, e conceitos sobre acessibilidade, segurança e autonomia.

Desde que foi estabelecida a nova Lei das Calçadas 4.522/2014, o município passou por atualizações em seus critérios para reconstrução, conservação, utilização e padrões das calçadas e passeios. A partir disso, a Prefeitura vem executando diversos projetos para orientar a população. Como nesta nova cartilha, que vem sendo executada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro/Norte), através de sua Coordenação Especial da Área Central de Teresina (CEAC).

O novo manual orientará, através de tópicos, ilustrações e textos explicativos, que as calçadas de Teresina devem seguir seis princípios básicos: acessibilidade, desenho urbano, sustentabilidade, segurança, autonomia, nível de serviço e conforto.

A coordenadora especial da área central de Teresina, Constance Jacob, destaca que o manual orientará os teresinenses que pretendem construir ou reformar suas calçadas. “Todos que quiserem modificar suas calçadas poderão seguir a lei, de forma didática, através desse manual. A missão da Prefeitura, por meio da SDU Centro Norte, é implantar práticas e políticas urbanas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável”, explica Constance.

Rômulo Marques, um dos arquitetos participantes do projeto, conta que a cartilha será disponibilizada online e impressa, através de ações educativas nas ruas da capital. “Pensamos em uma versão atualizada e mais didática, que será colocada em prática por meio de ações educativas, tendo como primeiro bairro escolhido o Centro, por ser o que mais recebe pedestres diariamente”, enfatiza o arquiteto.

Oito ruas do Centro terão acessibilidade requalificada

Pensando em uma mobilidade urbana mais democrática, a Prefeitura de Teresina, através da SDU Centro/Norte, requalificará a acessibilidade de oito ruas do Centro da capital. O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.

As vias receberão uma revitalização total em sua acessibilidade, com a adequação das calçadas, passeios, e rampas; novas pavimentações através da manutenção do asfalto e novos pisos intertravados; paisagismo; travessias elevadas; novas placas de sinalização; novos bancos, lixeiras e iluminação.

A obra, que já foi licitada, terá investimento total no valor de R$ 2.287.970,77 via CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Comentários
Local
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 00:10

25º

Min 22º Max 34º

Alguma nebulosidade

83% 9.9 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium