Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Grupo CEV
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • Ilhotas Padaria
  • ITTNet
  • Colegio St Marcelina
Cosmopolítica

Cosmopolítica

86 3085 3892

Postada em 28/04/2020 ás 18h18 - atualizada em 28/04/2020 ás 18h23

A Ilha

O impeachment do presidente Bolsonaro não é uma boa notícia para o Brasil porque é uma banalização de um instrumento extremo. Sempre me deu arrepios essa história de se der errado a gente tira. Um mandato eleitoral é expressão da democracia e mesmo quando nos desagrada a decisão popular faz parte do nosso pacto democrático aceitar, não se crítica ou sem fiscalização, mas entender que é necessário manter os institutos balizantes do Estado Democrático de direito intactos.

Assim como nosso pacto federativo que traz implícita a ideia de que o governo federal não pode alterar a decisão interna do ente federativo que lhe desagrada, impõe nossa ordem jurídica a obrigação de tolerar a escolha popular ainda que não seja coincidente com a nossa, isso tem muitas implicações, dentre elas distribui o poder de forma a gerar um equilíbrio de forças executivas que nos limites de suas competências podem dar voz a segmentos diversos da sociedade. Assim um governo federal de direita e um estadual de esquerda poderiam auto regular-se e em tese ganharia a sociedade, daí a teimosa realidade que desafia a lógica acadêmica e escarnece das intenções filosóficas mostra a prática criando problemas enormes de desarmonia.

A sabedoria popular diz que ninguém é uma ilha, que todos precisamos uns dos outros, o Bolsonaro para chegar à presidência da República fez aliados e acordos com pessoas que compunham seu alicerce, desde Bebbiano a Moro, passando por Witzel e Dória, todos tiveram peso e importância na eleição aguerrida, criaram uma imagem, uma referência popular para um político local sem nome nacional à época. O desgaste do governo no momento atual é diferente dos anteriores porque não se dá com a oposição, a esquerda brasileira foi golpeada com tamanha força em 2018 que sequer entende o que se passou até agora. O presidente é  muito afeito a atacar os seus, a sua equipe, os seus aliados num processo auto fágico vão sendo cancelados por suas próprias hostes.

Bolsonaro sofre do mal de achar-se auto suficiente. Ninguém é! Nunca será! Na política essa é uma impossibilidade completa. Para coroar a incoerência aliou-se ao pior dos piores da tradicional política brasileira, mordeu a língua, assim vem sedimentando seu próprio impeachment que deve ser capitaneado por ex amigos próximos e não pela oposição.

Comentários
Artigos
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 15:15

33º

Min 24º Max 34º

Muitas nuvens

56% 11 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium