Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • Grupo CEV
  • ITTNet
#Conselho do dia

#Conselho do dia

86 3085 3892

Postada em 01/05/2020 ás 08h00 - atualizada em 01/05/2020 ás 14h01

CRISES X OPORTUNIDADES

COLUNA: #CONSELHODODIA
CRISES X OPORTUNIDADES
Pierre Perensin

A COVID-19 é mais uma das grandes crises já enfrentadas pelo mundo, e que, assim como outras deixará sequelas. Ao longo de sua existência, o ser humano convive com diversas crises, algumas mais simples, outras mais complexas e outras trágicas, como a atual pandemia que o mundo está enfrentando. Não existe a possibilidade de viver no globo terrestre sem ter que conviver com uma ou outra crise. Ela poderá ser familiar, emocional, financeira, profissional, sentimental, conjugal, espiritual ou qualquer outra crise que envolva, não apenas você e sua família, mas, inclusive, seu bairro, sua cidade, seu Estado, seu país e até o mundo.  

Nesse contexto, uma das grandes dificuldades para vencer uma crise, independentemente de sua intensidade, está na incapacidade de algumas pessoas de administrarem suas próprias emoções. Saber utilizar a inteligência emocional é fundamental para minimizar os impactos causados por um problema inesperado. Sai fortalecido de uma batalha quem está mais bem preparado para enfrentá-la, principalmente no tocante às questões emocionais.  Toda boa estratégia para vencer na vida começa com a capacidade das pessoas em gerir suas emoções. 

Um aspecto importante da Inteligência Emocional é saber administrar os relacionamentos intrapessoal e interpessoal. A primeira diz respeito a saber administrar as próprias emoções, já  a outra diz respeito a saber o que fazer com mal que fizeram a você. Vamos falar mais sobre essa questão de inteligência emocional em uma outra reflexão da coluna: #conselhododia. O que desejo hoje é destacar a necessidade de se entender a importância de estar bem emocionalmente para vencer qualquer desafio. 

Se por um lado o mundo está em crise, você precisa estar em paz para sobreviver ao caos! Na minha concepção, crise é uma oportunidade para quem deseja superar seus limites e reinventar-se. Em tempo de crise, muitos perdem a paz, entram em desespero, direcionam suas atenções o tempo todo ao problema. Quando você dedica seu foco, exclusivamente, ao problema, a tendência é ele crescer e sucumbir suas energias. O correto seria tirar os olhos do problema e voltar suas atenções para aquilo que poderá ser a solução da crise. 

Uma convicção que tenho é que toda crise é uma oportunidade para aqueles que ousarem fazer diferente. Envoltos nessas situações, a maioria das pessoas, das empresas e de profissionais liberais tendem a estagnar-se pela falsa ideia de que não há nada a ser feito. Isso me mostra que é na crise que a concorrência é menor, as pessoas possuem necessidades que não podem ser atendidas por aqueles que paralisaram suas atividades e, então, é um tempo no qual quem for corajoso, destemido, criativo e visionário irá crescer a ponto de sair da crise melhor do que quando nela se viu envolvido.    

Gosto muito da história bíblica que nos conta o feito brilhante de um homem chamado Isaque. A crise daquela época era seca. A Bíblia diz que havia seca na terra e que, naquele ano, ninguém semeou! Nenhum agricultor seria, humanamente falando, doido o bastante para semear suas sementes em um solo seco e sem vida. Além de não colher, poderia perder suas sementes. O que nos chama a atenção no relato bíblico é que Isaque semeou sozinho naquele ano. O que você acredita que levou Isaque a semear? Eu faço inúmeras reflexões sobre essa narrativa e me questiono: Será que ele pensou que se não semeasse perderia a semente, caso a seca permanecesse por muitos meses? Será que ele percebeu que ninguém estava semeando e, corajosamente, imaginou que dessa forma ele iria colher e poderia compartilhar com todos? 

Fato é que Isaque semeou e, diz o texto bíblico, e colheu, naquele ano, cem vezes mais do que o natural. Isso é espetacular! Se ele não semeasse, nada colheria, se ele semeasse, poderia perder todas as suas sementes, se ele não semeasse, poderia ter suas sementes apodrecidas. Uma coisa incrível que o narrador bíblico destaca é que Deus o abençoou. Esse é um belo exemplo de transformação de crise em grande oportunidade. E você, caro leitor, transforma cada crise em uma oportunidade ou enxerga em cada oportunidade uma crise?   

A decisão sempre será sua! Decidir entre ser mais uma vítima da crise ou transformá-la em uma mola propulsora para lhe fazer crescer exponencialmente. Se deseja ser um agente transformador de crises em oportunidades, pare de ficar criando desculpas para o seu fracasso ou para seus erros. Busque ajuda de outras pessoas, contrate empresas e profissionais que possam ajudá-lo a reinventar-se. Quando você quer ajuda, inclusive Deus poderá ajudá-lo, isso independentemente de sua religião, porém, quando você não quer ajuda, nada poderá ser feito por você. Isaque fez a sua parte e, além disso, confiou a Deus aquilo que era impossível.

Meu desejo é que você possa ser infinitamente mais feliz e bem sucedido neste ano de 2020 do que foi nos últimos 10 anos. Você somente conseguirá essa façanha se ousar enxergar oportunidade em tudo o que você antes visualizou como obstáculos. Espero que tenha um restante de ano extraordinário, repleto de conquistas e de realizações.

Pierre Perensin

#conselhododia

https://linktr.ee/mastercoachpierre

Comentários
Economia
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 16:46

33º

Min 24º Max 34º

Poucas nuvens

53% 11 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium