Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/06/2020 ás 15h03 - atualizada em 09/06/2020 ás 19h26

Governador explica plano de reabertura de atividades em reunião com deputados estaduais

Foram compartilhados dados a cerca da transmissão, projeção de casos, ocupação de leitos, além de informações dos protocolos para uma flexibilização segura.
Governador explica plano de reabertura de atividades em reunião com deputados estaduais
Governador do Piauí, Wellington Dias. Foto: Reprodução.

Nesta segunda-feira (8), o governador Wellington Dias apresentou, aos deputados estaduais, os parâmetros considerados para a liberação das atividades econômicas no Piauí, durante o período de isolamento por conta do coronavírus. Foram compartilhados dados a cerca da transmissão da doença, projeção de casos, ocupação de leitos hospitalares, além de informações relacionadas aos protocolos definidos para uma flexibilização segura.

“Queremos retomar a economia, mas prevenidos. É preciso zelar pelo distanciamento adequado, máscaras, barreiras para melhorarmos e controlarmos o coronavírus no Piauí. Se pessoas adoecerem, precisamos ter condição do atendimento, inclusive com a participação do setor público e privado na área da Saúde”, pontuou Dias.

O foco da mensagem foi mostrar que a abertura será criteriosa. Os empreendimentos nos setores da construção civil, automotivo e serviços de saúde precisam elaborar seus próprios protocolos para poderem funcionar, respeitando parâmetros epidemiológicos, sanitários e econômicos. Além disso, será preciso acessar o site www.propiaui.pi.gov.br e aderir ao programa Pró-Piauí, fazer as adequações exigidas no protocolo para, só então, poder reabrir. O comitê irá fiscalizar os empreendimentos com base nas informações fornecidas no formulário de adesão.

O governo determinou ao Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iaspi) a implementação da telemedicina para expandir o alcance de atendimento aos segurados. Os estabelecimentos de saúde privada estão sendo convidados a se integrar à estratégia do Busca Ativa, programa criado para ampliar o rastreamento de novos casos a partir das relações mantidas por pacientes infectados com a Covid-19.

Dias destacou que o decreto de isolamento foi prorrogado até o dia 22 de junho. Após a flexibilização, o governo e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) vão acompanhar criteriosamente a evolução dos dados. O Estado possui relatórios de projeções indicando que o percentual de crescimento nos casos de Covid-19 devem cair, mesmo com a retomada de atividades profissionais. Os resultados verificados nos próximos dias vão nortear as novas definições.

“Semanalmente, temos uma avaliação. Consideraremos como ficou a situação em relação a vagas no sistema hospitalar e veremos se está confortável ou há risco de colapso. Os óbitos aumentaram ou reduziram? O índice de transmissão caiu ou avançou? Com base nisso, podemos ir em frente ou retroceder”, finalizou o governador.

Os parlamentares foram convidados a difundir as informações em todos os municípios onde tiverem representação, alertando para a necessidade de cumprir os protocolos, seguir o isolamento e compreender o rigor da fiscalização dos protocolos em prol da segurança da população e controle do coronavírus.

“Destacamos a forma democrática e transparente como o governador vem conduzindo essa discussão. A retomada das atividades de forma organizada é necessária e tem nosso apoio” destacou o deputado Francisco Costa.

Comentários
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 07h04
24°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp