Aos pais com carinho!
Falar sobre meu pai me faz chorar. Sei da falta que ele faz, mas sei do imenso privilégio de ter tido um pai como ele, que está entranhado em mim. Está abaixo da minha pele. Lembro da sua voz grave e seus olhos sorridentes e doces (sempre parecia estar sorrindo).
Ele me ensinou a andar de bicicleta, me ensinou a ver as notícias do mundo, me ensinou a ser boa ouvinte, me ensinou o valor do perdão e da generosidade. Era meu orgulho e felicidade andar de mãos dadas com ele.
Tive um pai provedor, daquele que supre as suas necessidades, das mais básicas aos caprichos. Ele gostava de mimar... Às filhas deu atenção, suporte, apego aos estudos. Era a sua serenidade e calma que nos equilibrava todas. Foi um avô espetacular, de todas as horas, um companheiro inesquecível, era pai deles também.
Tive próximo a mim outros grandes pais, tios que são exemplos de amor e cuidado. Tio Evaldo que criou os filhos sem a presença da mãe e se desdobrou fazendo um trabalho incrível. Parabéns Tio! Tio Paulo que é pai de filhos, netos e sobrinhos. Um homem de acolhimento, Tio Ricardo e Tio Roberto que são modelos de dedicação e entrega aos filhos.
Vi pais biológicos tradicionais que merecem todas as palmas e agradecimentos. Aqui abro um parêntese para dizer que as homenagens que lhes são devidas não são obscurecidas ou menos dignas quando se estendem a muitas mães que são pais, a avós e avôs que são pais. Aos pais adotivos todo meu amor e respeito porque esse amor de escolha e doação é precioso, é louvável.
Aos homossexuais e trans que assumiram a paternidade de alguém que não a exerceu ou que por outros meios proporcionados pela medicina puderam gerar seus filhos. Mil vezes parabéns vocês, são sim pais. Muito mais que o pai alienado da cria que deixa os seus à deriva. O parco argumento biológico é uma falácia de baixa urdidura, de uma fragilidade intelectual que beira a burrice. O reprodutor não é pai.
Nesse momento comemorativo o mais importante recado é pra quem quer ser pai: que viva ao lado de seus filhos essa aventura de viver juntos, que conduzam e ensinem, que aprendam bastante porque dos filhos vem muito conhecimento, que criem memórias e saibam que essas serão o seu legado.
Prefiro ter uma visão ampla e inclusiva no que se refere a amor e família. Mais é melhor, quanto mais pais e mais famílias mais forte será a instituição. Insistir num modelo único é diminuir e subestimar a capacidade adaptativa humana. Parabéns a todos.os pais, os biológicos, os adotivos, os emprestados, os por afetividade, os nascidos masculinos ou não!
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Veja o vídeo!
Família comemora aniversário de falecido com cerveja e pagode em cemitério no Norte do PI