O governador Wellington Dias estendeu o decreto que estabelece proibição de venda e consumo de bebidas em espaços abertos no Piauí novamente para este próximo fim de semana.
Nesta segunda-feira (26), ele anunciou também novas medidas para conter o avanço e a transmissibilidade do novo coronavírus. O feriado do Dia do Servidor, que seria comemorado nesta quarta-feira (28) e será adiado para a sexta-feira (30).
Dias se reuniu com gestores da saúde, segurança e representantes do Comitê de Ações Emergenciais (COE), que apresentaram os resultados das ações adotadas entre sexta-feira e domingo. A avaliação é considerada positiva.
Dentro da operação denominada Lei Seca, a Polícia Militar contabilizou 8.645 abordagens com orientação de pessoas. Policiais visitaram 743 estabelecimentos, expediram 24 notificações por perturbação, 8 notificações por descumprimento a medida sanitária,173 autuações no trânsito e 6 pessoas presas por ingestão de bebida alcoólica ao volante.
De acordo com o secretário Florentino Neto, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 54% nesta segunda-feira. A secretaria de Saúde segue acompanhando os números relacionados à Covid-19, com atenção especial às regionais de Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato. “A média móvel do número de casos apresenta uma certa elevação. Porém, estamos tomando todas as medidas que garantam assistência a todos que possam recorrer ao sistema público de saúde”, garantiu.
As restrições estabelecidas pelo governo visam o cumprimento das medidas higienicossanitárias, como uso da máscara e distanciamento. Busca também reduzir as internações por acidentes de trânsito nas unidades de saúde, abrindo vagas para pacientes em tratamento pela Covid-19. O decreto restringe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas e determina ainda a intensificação de testagem por meio de visitas domiciliares das equipes de saúde, dentro do programa Busca Ativa.
Seguindo orientação do COE, o governador anunciou que irá expedir novo decreto, repetindo as restrições no próximo fim de semana. O governo vai transferir o feriado pelo dia do servidor público para a próxima sexta-feira (30), prolongando o feriado com o dia de finados (2). “As novas medidas tem o mesmo objetivo: reduzir os índices de transmissão do vírus, diminuir os números de adoecimento e óbitos. Aumentamos a vigilância e o rigor para aqueles que não cumprem as regras, confiando nos estabelecimentos que seguem os protocolos”, declarou Dias.
POLÍTICA Plenária sobre Educação abre série de encontros para apresentação de propostas de plano de governo de Rafael Fonteles
POLÍTICA Vereadora Tatiana Medeiros é condenada a mais de 19 anos de prisão por crimes eleitorais e financeiros
CÂMARA MUNICIPAL Sindicato dos Servidores de Teresina pede suspensão de projeto que altera pagamento do 13º e critica falta de diálogo
POLÍTICA Saiba quais ministros deixam os cargos para disputar as eleições
POLÍTICA Governo do Estado define regras para servidores durante o período eleitoral de 2026
POLÍTICA Presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, assume Governo do Estado durante férias de Rafael Fonteles 
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °




