Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Ilana Alencar

Ilana Alencar

Postada em 28/10/2020 ás 09h34

Efeito lúcifer

E lá se vão seis anos. Os discursos recrudesceram, as pessoas radicalizaram, perderam a sensatez e o senso crítico. Aprenderam a transferir todos os defeitos e mazelas ao “outro lado” e pararam principalmente de enxergar os erros e felizes do seu lado. A absolvição e condenação imediatas calçadas na “ideologia“ não interessam os fatos, somente os atores e suas simpatias.

Acabou a racionalidade e o debate é desqualificado e vazio. Todo mundo perdeu!

Em 2014, tudo se modificou. É um Brasil novo, dicotomizado, separado em vertentes. Emergiu do grande embate eleitoral que ressignificou a política nacional e gerou toda a polarização posterior.

Naquele ano, por coincidência, ou arranjo do destino, li um livro de Philip Zimbardo chamado efeito Lúcifer. Ttrata de um estudo psicológico feito em Stanford em que universitários escolhidos aleatoriamente entre pessoas de convívio normal e tranquilo são voluntários em uma simulação de cárcere e se transformam brutalmente mesmo cientes da simulação.

Esse estudo me veio a mente ao observar como o discurso do ódio e da intolerância conseguiu corromper pessoas por todo o Brasil,  a busca por um inimigo comum a quem culpar por todas as mazelas foi a semente cruel dos grandes genocídios, e hoje a frustração eleitoral, esperada e inserida na lógica democrática incita ódios.

Vamos parar, pensar e dar um fim nesse absurdo.

Comentários
Artigos
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 01h43
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 24°
29°

Sensação

13 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp