Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/05/2018 ás 20h51

Câmara realiza Audiência Pública para criação da Patrulha Maria da Penha em Teresina

a Guarda Municipal de Teresina vai ser a responsável pela Patrulha Maria da Penha no âmbito do município.
Câmara realiza Audiência Pública para criação da Patrulha Maria da Penha em Teresina
Projeto que a criação da 'Patrulha Maria da Penha' em Teresina.

A Audiência Pública aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal, proposta pelo vereador Enzo Samuel (PCdoB) e reuniu órgão públicos do estado e do município e entidades do movimento social para discutir sobre a criação da Patrulha Maria da Penha, que tem por objetivo dar assistência e fazer o monitoramento às mulheres vítimas de agressão, no sentido de garantir o cumprimento das medidas protetivas.

O debate contou com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Teresina, Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, OAB-Piauí, Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas- SEMCASPI, Defensoria Pública, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos para as Mulheres e também representantes do movimento social, União Brasileira de Mulheres, Federação dos Trabalhadores em Agricultura e Central dos Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil.

De acordo com o vereador proponente Enzo Samuel, a ideia desse projeto também foi fruto de uma demanda apresentada pela União Brasileira de Mulheres-PI, na pessoa da Presidente Tatiane Seixas, para implementar mais uma política na forma de combate a violência contra a mulher. Pois segundo a ONU, a Lei Maria da Penha é vista como uma das melhores leis no combate a violência doméstica, todavia, os índices de agressão ainda são alarmantes, principalmente no que diz respeito à reincidência do agressor nesses tristes atos. “A intenção da Patrulha Maria da Penha é criar uma rede de proteção ainda maior, você começar a introduzir políticas públicas dentro da Lei que se soma ao combate da violência contra a mulher. Além de trabalhar na prevenção da violência, a Patrulha visa acabar ou diminuir as reincidências das agressões, dando mais segurança à mulher para ter coragem de realizar as denúncias”, disse.

A iniciativa é uma reivindicação da União Brasileira de Mulheres Secção Piauí (UBM-PI). A Patrulha Maria da Penha tem por objetivo A patrulha já é realidade nas capitais de Curitiba e em alguns estados como o Pernambuco, Minas Gerais e o Pará. Ela deverá ser formada por guardas municipais capacitados que prestarão apoio e fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e além disso, cumpre um papel importante para que as mulheres se encorajam e consigam romper com o ciclo de violência.

O serviço tem o intuito de quebrar o ciclo da violência contra a mulher, protegendo a vítima e impedindo novas agressões. A patrulha prestará um atendimento especializado às vítimas de violência e vai atuar de modo a orientá-las sobre as medidas protetivas previstas em lei, a procurar ajuda nos serviços de assistência, como o Centro de Referência da Mulher, e a encaminhar as vítimas para assistência médica quando necessário. O autor de violência doméstica também é notificado e monitorado pela patrulha, como forma de inibir novas agressões.

De acordo com o Indicativo de Lei já apresentado ao Prefeito Firmino Filho, a Guarda Municipal de Teresina vai ser a responsável pela Patrulha Maria da Penha no âmbito do município. Os/as guardas serão capacitados e treinados para lidarem com as mulheres neste tipo de situação (violência doméstica), para que orientem estas mulheres sobre seus direitos, de forma mais efetiva, célere, humanizada e qualificada.

Comentários
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 14h55
37°
Nuvens esparsas Máxima: 36° - Mínima: 24°
39°

Sensação

9 km/h

Vento

33%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp