A ex-prefeita e ex-senadora Marta Suplicy (sem partido), vai assumir a Secretaria das Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo na próxima gestão de Bruno Covas (PSDB). A pasta é responsável por articular o diálogo institucional da capital com governos estrangeiros.
Em nota, Marta classificou Covas como um político "jovem, que pensa grande e é extremamente hábil" e afirmou estar honrada com o convite, que recebeu como "grande honra e com muito entusiasmo".
"Criei esta secretaria quando prefeita e ela tornou-se um dos polos de maior sucesso do nosso governo. Conseguimos avançar com São Paulo destacando-se como palco de importantes eventos mundiais", disse. "
Antes de apoiar Covas, Marta chegou a conversar sobre ocupar o posto de vice de uma eventual chapa encabeçada pelo petista Fernando Haddad. A ex-prefeita, que ficou por 33 anos no PT, anunciou em 2018 sua aposentadoria. Ela foi ministra do Turismo no governo Lula e comandou a prefeitura da capital paulista entre 2001 e 2005. Em 2016, disputou a prefeitura pelo MDB, mas perdeu para João Doria (PSDB).
Marta já pontuou suas prioridades como secretária, como por exemplo: a captação de recursos internacionais para obras de saneamento e canalização de córregos; a defesa do meio ambiente e melhores índices de sustentabilidade na cidade; a criação de um polo de tecnologia, que chamou de Vale do Silício paulistano; e estímulo à diversidade cultural e enfrentamento do preconceito e o racismo estrutural.
Confira a lista de secretários já confirmados por Covas:
Eunice Prudente - secretária de Justiça
Rubens Rizek Jr - secretário de Governo
Guilherme Bueno de Camargo - secretário da Fazenda
Marta Suplicy - secretária de Relações Internacionais
César Azevedo - secretário de Urbanismo e Licenciamento
Juan Quirós - secretário de Inovação e Tecnologia
POLÍTICA Plenária sobre Educação abre série de encontros para apresentação de propostas de plano de governo de Rafael Fonteles
POLÍTICA Vereadora Tatiana Medeiros é condenada a mais de 19 anos de prisão por crimes eleitorais e financeiros
CÂMARA MUNICIPAL Sindicato dos Servidores de Teresina pede suspensão de projeto que altera pagamento do 13º e critica falta de diálogo
POLÍTICA Saiba quais ministros deixam os cargos para disputar as eleições
POLÍTICA Governo do Estado define regras para servidores durante o período eleitoral de 2026
POLÍTICA Presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, assume Governo do Estado durante férias de Rafael Fonteles 
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Parcialmente nublado



