Domingo, 18 de Outubro de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Política Sul do Piauí

Sem prédio, prefeito de Alvorada do Gurguéia trabalha em estrutura improvisada

A cidade tem 5 mil habitantes e fica localizada a 539 km ao Sul de Teresina.

06/01/2021 08h59 Atualizada há 6 anos atrás
Por: Redação Fonte: Com informações da Cidade Verde
Foto: Divulgação/Ascom
Foto: Divulgação/Ascom

O prefeito eleito do município de Alvorada do Gurgueia, Lécio Gustavo (MDB), está trabalhando em uma estrutura improvisada porque o município não tem prefeitura. A sede que funcionava em um prédio da família do ex-prefeito, foi desmobilizada com o fim do mandato. A cidade tem 5 mil habitantes e fica localizada a 539 km ao Sul de Teresina.

O único prédio público em Alvorada do Gurguéia que poderia abrigar a prefeitura, o Centro Cultural, está sem condições de uso e que ameaça desabar. Por isso, Lécio Gustavo está atendendo a população em uma tenda improvisada no meio da rua.

“Nosso município vem de uma gestão que administrava há 20 anos. Foram quatro mandatos e mais uma sucessão do prefeito Luis Martins. Nos últimos anos a prefeitura funcionava em uma casa da família no Centro da cidade. No final do mandato ele desmobilizou o prédio, tirou os arquivos, equipamentos, e colocou no Centro Cultural e desocupou a casa”, afirma o prefeito.

O prefeito faz uma força-tarefa com sua equipe para poder alugar um prédio e começar a remontar a sede da prefeitura, mas entre os problemas encontrados é que o município está impedido de receber transferências da União por conta de pendencias junto ao Tesouro Nacional, o conhecido Cauc, e o município tem uma dívida astronômica com a Equatorial Energia.

O CAUC é um serviço que simplifica a comprovação da situação de regularidade de entes da Federação, seus órgãos e entidades, e organizações da sociedade civil, para fins de recebimento de recursos públicos mediante transferência voluntária da União.

"Nós não vamos contar com o FPM [Fundo de Participação do Município] no dia 10. O dinheiro que tem na conta do FPM é 5 mil reais. Então, não tem previsão para recurso este mês. Além disso, temos uma dívida, só de agosto até outubro, de 400 mil reais mais uma multa de 57 mil reais de INSS. Novembro, dezembro e décimo terceiro também não foram pagos. Acredito que vai chegar a R$ 1 milhão só de INSS”, detalha.

Nos próximos dias, o prefeituo deve decretar estado de calamidade para poder fazer contratações e iniciar a administração. Lécio foi eleito com 54,20% dos votos em Alvorada do Gurgueia. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Teresina, PI
Atualizado às 15h01
36°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 39°

37° Sensação
11.12 km/h Vento
32% Umidade do ar
20% (0.11mm) Chance de chuva
Amanhã (19/10)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Terça (20/10)

Mín. 21° Máx. 41°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias